Na reta final do primeiro turno, a campanha do ex-presidente Lula prepara uma ação articulada com artistas para tentar convencer os eleitores de Ciro Gomes (PDT) de que o pleito presidencial deve ser resolvido no primeiro turno, pois, levar adiante representa um risco à democracia brasileira.
A ação tem entre os seus articuladores a produtora Paula Lavigne, companheira de Caetano Veloso. A campanha será composta por uma série de vídeos de personalidades que são simpáticos ao candidato do PDT, mas que agora acreditam que o ideal é votar em Lula para defender a democracia e livrar o país da extrema direita bolsonarista.
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Além de Lavigne, a campanha para atrair os eleitores de Ciro Gomes também conta a com a coordenação da socióloga Rosângela Silva, a Janja, Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha, e Edinho Silva, coordenador de comunicação. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também tem auxiliado na estratégia.
À Folha de S. Paulo, Paula Lavigne explicou que serão produzidas peças segmentadas por áreas de atuação e faixas etárias. "O Caetano sempre foi Ciro, ele deu essa declaração que ele é Ciro de coração, mas vai votar no Lula. Sim, estou fazendo algum material para que isso possa repercutir mais. Estamos bolando alguma coisa que realmente bata nos corações", explica Lavigne.
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Paula Lavigne destaca que a linha da campanha não será em tom de briga e nem para fomentar o ódio, mas sim com foco no "amor". "Eu acho que um vídeo do Caetano dizendo que ele tem muito amor pelo Ciro, mas que neste momento precisamos votar no Lula iria ter um impacto sobre esse eleitorado de Ciro", conclui a produtora.
Os cabeças da campanha de Lula trabalham com a tese de que os eleitores de Ciro Gomes são decisivos para vencer a disputa no primeiro turno. As últimas pesquisas DataFolha e Ipec mostram Lula entre 48% e 51% dos votos válidos, ou seja, na margem de erro para vencer a disputa no dia 2 de outubro.