ELEIÇÕES 2022

Vice na chapa do bolsonarista Cláudio Castro ao governo do RJ renuncia ao posto

Decisão foi tomada após o TRE-RJ ter indeferido, por unanimidade, a candidatura de Washington Reis pela Lei da Ficha Limpa

Washington Reis e Cláudio Castro: dobradinha desfeita.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Washington Reis (MDB-RJ) renunciou ao posto de vice na chapa do atual governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL-RJ). O Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RJ) tinha decidido, na terça (6), por unanimidade, indeferir a candidatura do ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ).

Reis foi considerado inelegível após ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A Corte entendeu que ele não pode disputar a eleição em consequência de sua condenação por crime ambiental pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 30 de agosto.

Na última semana, o ex-vice de Castro foi alvo da Operação Anáfora, da Polícia Federal (PF), que encontrou indícios de favorecimento na contratação de uma cooperativa de trabalho que custou R$ 563,5 milhões em dois anos, enquanto ele era prefeito.

A operação da PF, deflagrada na quinta-feira (1), apreendeu um fuzil na casa de Washington Reis.

Os agentes também foram à residência do ex-secretário de Saúde de Duque de Caxias, José Carlos de Oliveira. No local, encontraram e apreenderam R$ 700 mil em dinheiro.

Empresário também foi alvo de operação

O empresário Mário Peixoto também foi alvo da ação. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), após a Operação Favorito, de maio de 2020.

Peixoto é apontado pela Justiça como beneficiário no esquema de corrupção na gestão de Wilson Witzel, que sofreu impeachment após um ano de governo no Rio.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar