ELEIÇÕES 2022

Campanha de Lula vence 15 ações contra fake news no TSE; por enquanto

A maioria era de postagens de perfis bolsonaristas nas redes sociais, inclusive com publicações do próprio Jair Bolsonaro

Lula: alvo de ataques e fake news.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A campanha de Lula (PT) conseguiu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até agora, 15 vitórias para remoção de fake news das redes sociais.

A maioria das postagens era de perfis bolsonaristas, inclusive com publicações do próprio Jair Bolsonaro (PL), que associou o ex-presidente à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Entre as postagens que foram retiradas por ordem do TSE está uma falsificação grosseira de uma foto em que Suzane von Richthofen, condenada por matar os pais, aparece “ao lado” de Lula.

Também foi removida uma publicação com a falsa “informação” de que um instituto de pesquisa funcionaria no mesmo endereço do Instituto Lula, além de postagens afirmando que o ex-presidente iria fechar igrejas, caso seja eleito.

O comando da campanha de Lula informou que foi alvo de 23 representações apresentadas pela coligação de Bolsonaro, nas quais foram apresentados 18 pedidos de liminar, tendo sido apreciadas quatro.

Veja ações que foram indeferidas contra coligação de Lula

Exemplos de ações que foram indeferidas: solicitações de proibição do uso da expressão “Bolsonaro Genocida” e de suspensão de propaganda da campanha de Lula na TV a respeito de 51 imóveis comprados pela família Bolsonaro com dinheiro vivo.

A campanha de Lula já ingressou no TSE com 64 representações eleitorais e pedidos de direito de resposta, de acordo com informações da coluna Painel, na Folha de S.Paulo.