Mais um político de esquerda vem sendo alvo de ameaças de morte. O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), de Feira de Santana (BA), recebeu um e-mail com ofensas racistas e intimidações graves, inclusive com menções ao seu endereço e familiares.
“Se você não parar de falar na imprensa a gente vai jogar gasolina em você e na sua família de macacos pretos fedidos e tocar fogo em vocês, vamos queimar vocês vivos. E como você gosta de dizer que é morador da Queimadinha aí sua família vai ficar queimadinha mesmo. Vai perder mais do que um dente”, diz trecho da mensagem, que foi enviada no início de julho. O vereador decidiu tornar o caso público somente agora para não atrapalhar os trabalhos iniciais da investigação policial sobre o caso.
Te podría interesar
Em abril, Jhonatas já havia recebido outro e-mail com ameaças de morte. A mensagem em questão fazia referência à atuação do político em uma manifestação de trabalhadoras e trabalhadores da educação da rede pública de Feira de Santana, então em greve, que foram agredidos pela Guarda Municipal dentro do prédio da prefeitura. Na oportunidade, o vereador e um assessor do seu mandato também foram agredidos.
“O que se observa é que, com o crescimento da extrema-direita no Brasil ao longo dos últimos anos, a violência, alimentada pela impunidade, tem sido utilizada para tentar impedir a atuação de parlamentares e seus mandatos, o que pode ser entendido como um ataque às já frágeis liberdades democráticas”, afirma Jhonatas.
Te podría interesar
Por conta dessas ameaças, o vereador foi incluído no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). A Polícia Civil investiga o caso.