ELEIÇÕES 2022

Candidatura do bolsonarista Cláudio Castro no RJ sofre revés: STF confirma vice inelegível

Segunda Turma mantém ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ), Washington Reis, inelegível por ter sido condenado em 2016 por crime ambiental e loteamento irregular

Washington Reis e Jair Bolsonaro.Créditos: Reprodução/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

O bolsonarista Cláudio Castro (PL-RJ) sofreu um duro golpe em sua pretensão de se reeleger ao governo do Rio de Janeiro. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou, nesta terça-feira (30), a inelegibilidade do vice na chapa, Washington Reis (MDB-RJ).

Os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandoski e Edson Fachin votaram favoravelmente à inelegibilidade de Reis, enquanto Kassio Nunes Marques e André Mendonça, ambos indicados por Jair Bolsonaro (PL), foram contrários.

Washington Reis é ex-prefeito de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense. Ele foi condenado em 2016 por crime ambiental e loteamento irregular, que, conforme a Justiça, ocorreu entre 2001 e 2006.

O vice de Castro buscava no STF reverter a condenação. Porém, a Corte entendeu que caberiam dois recursos de embargos de declaração. O primeiro foi negado em 2021. Quanto ao outro, a Segunda Turma rejeitou nesta terça.

Agora, ainda cabe recurso ao vice bolsonarista, que são os chamados embargos infringentes. O instrumento jurídico pode ser utilizado quando dois dos cinco ministros da turma votam pela absolvição do réu. Assim, a ação pode ser julgada pelo plenário do STF, com seus 11 ministros.

Disputa pelo governo do RJ está acirrada entre Castro e Freixo

A disputa pelo governo do Rio de Janeiro segue acirradíssima. Pesquisa Datafolha divulgada no dia 18 de agosto mostrou empate técnico entre Castro e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), candidato do ex-presidente Lula (PT).

Castro registrou 26% das intenções de voto, contra 23% de Freixo, o que configura empate técnico dentro da margem de erro do levantamento, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.