FAZ O L

No Nordeste, ao menos 20 prefeitos do PL, partido de Bolsonaro, apoiam Lula

Petista lidera com folga as pesquisas de intenção de voto na região e gestores municipais tentam pegar carona na popularidade do ex-presidente

Roberval Meira (PL), prefeito de Dom Basílio (BA), posa com Rui Costa (PT) e declara apoio a Lula.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

A grande popularidade de Lula (PT) no Nordeste tem feito prefeitos da região filiados ao PL, partido de Jair Bolsonaro, declararem apoio ao petista. É o que mostra um levantamento divulgado pela Folha de S. Paulo. 

Segundo o estudo, de 142 prefeitos do PL no Nordeste, ao menos 20 declaram apoio a Lula de maneira aberta, enquanto somente 3 gestores municipais colam suas imagens a de Bolsonaro. Os outros prefeitos evitam se pronunciar sobre os candidatos à presidência nas redes sociais. 

Roberval Meira, conhecido como Galego, por exemplo, é um dos prefeitos do PL que faz questão de mostrar seu apoio ao ex-presidente. No comando do executivo municipal de Dom Basílio, no Sudoeste da Bahia, Galego não poupa postagens e fotos com Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao governo do estado, e em referência a Lula

"Vim aqui pedir para vocês o voto para Lula 13 e nosso querido Jerônimo Rodrigues", diz o prefeito, em postagem recente no Instagram, em que aparece ao lado da chapa petista no estado e usando um adesivo vermelho com uma estrela na camisa. 

Lula lidera com folga no Nordeste 

Pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (25) mostra que Lula (PT) tem 61% das intenções de votos no estado da Bahia. Nos válidos - excluídos brancos, nulos e indecisos -, o petista tem expressivos 67,7% dos votos de eleitores baianos.

Jair Bolsonaro (PL) está em segundo com 20% das intenções de votos - 22,2% dos válidos. Ciro Gomes (PDT) marca 7%. Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) têm 1% cada. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos somam 5% e 4% se dizem indecisos.

Na região Nordeste como um todo, ainda segundo o último Datafolha, o petista lidera com 57% das intenções de voto, contra 24% de Bolsonaro.