Contratado pelo jornal O Povo, o instituto Ipespe publicou a sua segunda pesquisa eleitoral do ano nesta quinta-feira (25). Sobre as intenções de votos para o governo do Ceará, foi notada uma mudança significativa favorável ao candidato Elmano Freitas (PT), que ainda ocupa o terceiro lugar nas intenções de votos com 20%, mas cresceu 7 pontos percentuais em relação a última pesquisa enquanto seus adversários perderam pontos.
O líder na corrida cearense é o Capitão Wagner (União Brasil) com 37% das intenções de votos. Ele perdeu um ponto percentual em relação a última pesquisa, publicada em 4 de agosto, três semanas atrás. O vice-líder é Roberto Cláudio (PDT) que, com 25% das intenções de votos, perdeu três pontos percentuais nas últimas semanas.
Brancos e nulos somam 10% e os indecisos são 7%, ambas taxas diminuíram um ponto percentual nas últimas semanas. O que não mudou foi a pontuação abaixo de 1% dos demais candidatos. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto.
Se a tendência se repetir à perfeição, em 14 de setembro Elmano poderá ter ultrapassado Roberto Cláudio. Em outras palavras, ainda que siga em terceiro lugar, o candidato petista vislumbra a possibilidade de ultrapassar o candidato cirista em plena disputa cearense, especialmente com o apoio de Lula e de diversos prefeitos que abandonaram o PDT para apoiá-lo. O crescimento ao longo de agosto permite que a campanha petista comece a pensar seriamente em um segundo turno contra o candidato direitista.