ELEIÇÕES 2022

Pesquisas Datafolha e Atlas dão resultados inversos na Bahia; entenda

Instituto contratado por jornal baiano foi o que menos errou nas eleições municipais de 2020; nasce uma esperança para a campanha de Jerônimo

Jerônimo Rodrigues (PT), candidato ao governo da Bahia em 2022.Créditos: Mateus Pereira/GOVBA
Escrito en POLÍTICA el

Enquanto o Datafolha aponta, na disputa pelo governo da Bahia, a liderança de ACM Neto (União Brasil) com 54% e Jerônimo Rodrigues(PT) em segundo lugar com 16% das intenções de votos, a pesquisa Atlas Intel, contratada pelo jornal A Tarde, da capital baiana, dá que o petista está na frente (38%) do neto de ACM (35,6%) pela primeira vez. Ambas as pesquisas foram divulgadas nesta quarta-feira (24), mas então por que há tanta diferença?

Aparentemente a diferença é causada pelo fato da pesquisa Atlas informar ao público os partidos dos candidatos, enquanto que no questionário Datafolha são informados apenas os nomes dos candidatos. A informação pode ser conferida no tuíte a seguir, da Central Eleitoral.

Como interpretação da informação, podemos imaginar que a pesquisa Datafolha onde há apenas os nomes dos candidatos possa vir a favorecer ACM Neto, afinal, o atual candidato ao governo baiano carrega o sobrenome do avô Antônio Carlos Magalhães, importante político local cujo nome está na ponta da língua da mídia estadual – e nacional – há décadas. A favor de Jerônimo Rodrigues na Atlas, cujo nome não é passa nem perto da fama do adversário, pesa a aprovação que seu partido, o PT de Lula, tem no Estado, uma vez que os nomes dos partidos são informados.

A página ainda recorda que as pesquisas Altas Intel foram as que mais acertaram nas eleições de 2020 tendo indicado corretamente o vencedor em 100% das suas publicações contra 80% do então Ibope (atual Ipec), 75% do Datafolha e 89% do Realtime Big Data. Além disso, nas pesquisas específicas sobre a disputa da prefeitura de São Paulo, foi o instituto que mais se aproximou do resultado final, registrando um índice geral de erro de 1,4 contra 2,5 do Ibope, 4,5 do Datafolha, 5,5 da Realtime Big Data e 4,9 da Paraná Pesquisas.

Resta ver se neste 2022 as pesquisas Atlas Intel terão a mesma eficácia de dois anos atrás. Mas de qualquer maneira, enquanto não se descobre esse dado, nasce uma esperança para a candidatura petista na Bahia, uma vez que segundo o Datafolha ACM Neto levaria com tranquilidade no primeiro turno.