ENTREVISTA

No JN, Ciro 'justifica' grosserias por ser do Nordeste: "Cultura palavrosa"

Presidenciável do PDT associa conduta truculenta contra adversários à região onde se forjou politicamente; "Às vezes o pessoal do Sudeste não entende"

Ciro Gomes em entrevista ao Jornal Nacional.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta terça-feira (23), o candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, associou seu estilo agressivo ao fato de ter sido forjado politicamente no Nordeste

A âncora Renata Vasconcelos abriu a entrevista questionando o presidenciável se a forma dura como ele se refere a adversários não contribui para agravar o clima de polarização. 

Ciro, então, respondeu que tentaria "reavaliar" essa conduta, mas ponderou que, para viabilizar seu programa de governo, tem que "confrontar aqueles que mandaram no Brasil esse tempo todo".

"Às vezes, eu, sim, venho de uma tradição do Nordeste e a nossa cultura política é palavrosa, digamos assim. E às vezes as pessoas no Sul e no Sudeste, as pessoas não entendem bem", disparou. 

A declaração imediatamente repercutiu nas redes sociais e gerou revolta entre nordestinos. "Sou nordestina. Não vale falsos regionalismos para justificar maus modos, Ciro. Somos um povo gentil", disse, por exemplo, a antropóloga Debora Diniz. 

Confira a repercussão nas redes