Pesquisa eleitoral Datafolha sobre o governo de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (18), revela que o ex-prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), lidera a disputa com vantagem considerável e tem chances até mesmo de vencer o pleito já no primeiro turno.
Segundo o levantamento, o petista possui 38% das intenções de voto. O número é maior do que a soma dos índices de todos os outros candidatos (35%), fato que dispensaria a realização de um segundo turno.
O bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) vem em segundo lugar, com 16%, e é seguido pelo atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que soma 11%. No levantamento anterior do Datafolha, de junho, Haddad tinha 34%, enquanto Freitas e Tarcísio estavam empatados com 13% cada.
Fecham a lista Carol Vigliar (UP) e Gabriel Colombo (PCB), com 2%, e um bloco formado por Altino Júnior (PSTU), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT) e Vinicius Poit (Novo), todos com 1%. Votos em branco e nulos representam 17%, enquanto outros 11% não sabem em quem vão votar ou não responderam.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno na disputa pelo governo paulista, segundo o Datafolha, Haddad venceria seus dois principais adversários.
Contra o bolsonarista Tarcísio de Freitas, o petista soma 53%, enquanto o ex-ministro registra 31% das intenções de voto. Já em um embate com Rodrigo Garcia, Haddad soma 51%, contra 32% do tucano.
O levantamento contou com 1.812 entrevistas feitas em 72 cidades do estado entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.