ELEIÇÕES 2022

Veja quem são os candidatos que disputam a presidência da República

O primeiro turno das eleições de 2022, no dia 2 de outubro, tem até o momento 12 pretendentes ao Palácio do Planalto; número ainda pode mudar

Palácio do Planalto.Créditos: José Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Segundo os institutos de pesquisas, a eleição ao Executivo está polarizada entre o ex-presidente Lula (PT), líder de todos os levantamentos de intenção de voto, e Jair Bolsonaro (PL). No entanto, provavelmente nem todos saibam, até o momento, 12 candidatos estão na disputa ao Palácio do Planalto.

O prazo para realização das convenções partidárias, quando as legendas lançam oficialmente os candidatos, termina nesta sexta-feira (5). O primeiro turno está marcado para 2 de outubro e o segundo, caso seja necessário, será no dia 30 do mesmo mês. As candidaturas devem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto.

Nomes como Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB), que chegaram a ser pré-candidatos, abandonaram a disputa no meio do caminho.

Em contrapartida, o senador Álvaro Dias, por exemplo, foi convidado por seu partido, o Podemos, para disputar a presidência. Ele ainda não decidiu se vai aceitar.

Veja a lista provisória dos candidatos à presidência:

LULA – Líder de todas as pesquisas eleitorais e grande favorito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nasceu em Caetés, na época um distrito de Garanhuns (PE), e tem 76 anos. Ex-metalúrgico e líder sindical, Lula governou o Brasil entre 2003 e 2010 e é considerado por muitos o melhor presidente da história do país. Em 2018, foi preso injustamente pela Operação Lava Jato, sob o comando do então juiz Sergio Moro, e, com isso, não pôde disputar as eleições daquele ano. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as condenações do ex-presidente.

JAIR BOLSONARO – Eleito em 2018, Jair Messias Bolsonaro (PL) nasceu em Glicério (SP) e tem 67 anos. Capitão reformado do Exército, está há 34 anos na política, como vereador pelo Rio de Janeiro e deputado federal, dos menos atuantes. Bolsonaro marcou seu mandato por atacar as instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu governo, o país vivenciou inúmeras crises, como na economia, na saúde, especialmente durante a pandemia de Covid-19, na educação, meio ambiente, entre outros setores.

CIRO GOMES – Natural de Pindamonhangaba (SP), embora tenha feito toda carreira política no Ceará, Ciro Gomes (PDT) tem 64 anos. Advogado e professor universitário, ele foi governador do Ceará, ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no governo Lula, entre outros cargos políticos. Esta é a quarta vez que Ciro tenta ser presidente da República. Disputou em 1998 e 2022, pelo PPS, e em 2018, pelo PDT, quando ficou em terceiro lugar.

SIMONE TEBET – Advogada e professora, Simone Tebet (MDB), 52 anos, nasceu em Três Lagoas (MS), município no qual foi prefeita por dois mandatos. Além disso, foi deputada estadual e vice-governadora do estado. Em 2014, se elegeu senadora, foi líder da primeira bancada feminina e a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com as desistências de Sergio Moro e João Doria, é a candidata da chamada “terceira via”.

ANDRÉ JANONES – Advogado e deputado federal de primeiro mandato, André Janones (Avante) é natural de Ituiutaba (MG) e tem 38 anos. Janones ficou famoso e viralizou na internet por defender a greve dos caminhoneiros, em 2018. Em 2020, também ganhou notoriedade por uma live. A transmissão, na qual ele se posicionava contra a redução do auxílio emergencial no período da pandemia de Covid-19, foi a publicação no Facebook mais comentada do mundo ocidental durante o dia 1 de setembro.

ROBERTO JEFFERSON – De forma surpreendente, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), que cumpre prisão domiciliar, foi formalizado como candidato à presidência da República por seu partido. A justificativa para indicar Jefferson, que foi condenado no escândalo do mensalão, é a de ampliar as opções de eleitores de direita e conter parte dos ataques da esquerda a Jair Bolsonaro. Jefferson nasceu em Petrópolis (RJ) e tem 69 anos.

LEONARDO PÉRICLES – O técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas, Leonardo Péricles (Unidade Popular), nasceu em Belo Horizonte (MG) e tem 40 anos. Começou sua trajetória política no movimento estudantil, sendo eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2011, integrou o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e, em 2019, foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte.

LUIZ FELIPE D´ÁVILA – Empresário e cientista social, Luiz Felipe D´Ávila (Novo) nasceu em São Paulo e tem 58 anos. É escritor e atuou como editorialista, comentarista político e diretor de editoras. Defende uma agenda liberal. É irmão do deputado estadual Frederico D´Ávila (PL-SP) e primo da ex-deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS). Ex-tucano, Luiz Felipe foi o criador do Centro de Liderança Pública (CLP), ONG voltada à formação de jovens políticos.

SOFIA MANZANO – Natural de São Paulo, Sofia Manzano (PCB) tem 51 anos e é formada em Ciências Econômicas, além de mestra em Desenvolvimento Econômico e doutora em História Econômica. Professora universitária na Bahia, em 2014 disputou as eleições como candidata a vice-presidenta na chapa encabeçada por Mauro Iasi (PCB). Começou a militância política em 1989 e, a partir de 2013, integrou o movimento sindical de professores.

PABLO MARÇAL – Estreante na política, o empresário, advogado, coach e influenciador digital, Pablo Marçal (Pros), nasceu em Goiânia (GO) e tem 35 anos. Em janeiro de 2022, levou 32 pessoas para uma trilha sem guia no Pico dos Marins (SP). Uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou ser acionada para fazer o resgate. Tem mais de três milhões de seguidores nas redes sociais.

VERA LÚCIA – Natural de Inajá (PE), Vera Lúcia Salgado (PSTU) tem 54 anos, é socióloga e presidenta do PSTU em Sergipe. Em Aracaju, exerceu as atividades de garçonete, datilógrafa e trabalhou em uma indústria de calçados. Com isso, passou a militar no movimento sindical. Em 1992, participou da criação do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Foi candidata à prefeita de Aracaju e de São Paulo, governadora de Sergipe e deputada federal e presidenta em 2018.

EYMAEL – Candidato a presidente da República pela sexta vez, José Maria Eymael (DC) é natural de Porto Alegre (RS) e tem 82 anos. Empresário e advogado, se filiou ao Partido Democrata Cristão em 1962. Em 1986, se elegeu deputado federal por São Paulo e reeleito em seguida. Foi correligionário de Jânio Quadros, eleito presidente em 1960.