ELEIÇÕES 2022

RS: Leite (PSDB) e Lorenzoni (PL) lideram disputa pelo governo; Pretto (PT) é o terceiro

Pesquisa aponta ainda que Hamilton Mourão (PL) lidera a corrida pelo Senado no estado; levantamento foi feito antes da entrada de Olívio Dutra (PT) na disputa

Eduardo Leite, Onyx Lorenzoni e Edegar Pretto.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Nova pesquisa da RealTime Big Data de intenções de voto sobre o cenário eleitoral no Rio Grande do Sul, divulgada nesta quinta-feira (28), aponta que o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) lidera a disputa pelo governo do estado em empate técnico com o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), ex-ministro do governo Bolsonaro. 

Leite renunciou ao cargo de governador em março deste ano para ser candidato à presidência. O tucano, no entanto, perdeu as prévias em seu partido para João Doria (PSDB) que, por sua vez, desistiu da disputa. Agora, o ex-governador quer voltar ao Palácio Piratini e marca 29% das intenções de voto. Já Onyx Lorenzoni soma 24%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, ambos estão empatados tecnicamente. 

Na sequência, em terceiro lugar, vem o deputado estadual Edegar Pretto (PT), que registra 9% das intenções de voto. Pretto e seu partido ainda tentam um acordo com o PSB de Beto Albuquerque, que aparece com 3%, para apoiá-lo. 

Confira os números

Eduardo Leite (PSDB) - 29%
Onyx Lorenzoni (PL) - 24%
Edegar Pretto (PT) - 9%
Pedro Ruas (PSOL) - 5%
Luís Carlos Heinze (PP) - 4%
Beto Albuquerque (PSB) - 3%
Vieira da Cunha (PDT) - 2%
Ricardo Jobim (Novo) - 1% 
Roberto Argenta (PSC) - 1%
Gabriel Souza (MDB) - 1% 
Rejane de Oliveira (PSTU) - 1% 
Branco/Nulo - 10% 
Não sabe/não respondeu - 10%

Senado 

Na disputa pelo Senado no Rio Grande do Sul, segundo a pesquisa RealTime Big Data, o líder é o vice-presidente Hamilton Mourão (PL), que aparece com 24% das intenções de voto, em empate técnico com Ana Amélia (PSD), que soma 20%. 

O ex-governador José Ivo Sartori (MDB) é o terceiro colocado, com 17%, à frente do ex-prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que tem 7%. Lasier Martins (Podemos) vem logo atrás, com 5% das intenções de voto. 

O levantamento foi feito antes da entrada do ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra (PT) na disputa pelo Senado. Confira abaixo os números. 

Mourão (PL) - 24%
Ana Amélia (PSD) - 20%
José Ivo Sartori (MDB) - 17%
Nelson Marchezan (PSDB) - 7%
Lasier Martins (Podemos) - 5%
Comandante Nadia (PP) - 3%
Roberto Robaina (PSOL) - 1%
Branco/Nulo - 11% 
Não sabe/Não respondeu - 12%