Desde que a CNN, Band e Rede TV! anunciaram o cancelamento de seus respectivos debates presidenciais por conta da ausência de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), o assunto se tornou um dos principais tópicos nas discussões na internet, principalmente se o petista deveria ou não participar de um embate eleitoral sem a presença do atual ocupante do Palácio do Planalto.
Durante entrevista concedida ao UOL na manhã desta quarta-feira (27), Lula foi questionado pelos entrevistadores se iria ou não aos debates, como resposta declarou que aceita, mas que não pode ficar refém da agenda dos canais.
Te podría interesar
"Nós fizemos a proposta de que fossem 3 debates em um pool, para podermos viajar o Brasil e não ficar refém de uma infinidade de debates. Eu vou em debate com qualquer pessoa. O Bolsonaro só quer ir no segundo turno. Mas ele tem que lembrar que pode não ter segundo turno", disse Lula.
Em seguida, Lula reforçou a sua disponibilidade de participar dos debates. "Eu gosto de debate, é uma coisa instigante, seja no primeiro ou no segundo turno, mas quero moralizar a quantidade de debate, não sou político de gabinete que espera o debate para aparecer".
Te podría interesar
Voto útil e vitória no primeiro turno
O ex-presidente também foi questionado se trabalha com hipótese de vitória no primeiro turno e se pensa em pregar pelo voto útil.
"Eu não vou trabalhar com a ideia do voto útil, porque eu já fui vítima dele. Mas todo dia eu acordo imaginando uma grande vitória no dia 2 outubro, que a maioria dos brasileiros vai votar na democracia, que é a chapa Lula/Alckmin", disse.
Todavia, caso a disputa vá para o segundo turno, o petista disse que está preparado. "Se der certo [vitória no primeiro turno], ótimo, caso não, estamos preparados para o segundo turno. Mas, nós vamos ganhar a eleição porque o povo quer democracia, quer comer, quer trabalho e quer um churrasquinho com cerveja gelada", declarou Lula.