A médica e vereadora Letícia Costa (PL-RJ), de São João do Meriti, foi flagrada em vídeo, divulgado pela TV Globo nesta quarta-feira (27), oferecendo atendimento médico gratuito em troca de votos. Ela é candidata a deputada federal e atua como cardiologista em uma clínica particular da cidade.
"Se a senhora quiser o atendimento comigo, passar por mim, pra eu cuidar do seu coração, a senhora tem que falar que vai votar em mim. Senão, não tem como atender. E não é só o seu. A senhora vai falar com uma amiga, uma vizinha", diz a médica em um trecho do diálogo divulgado.
Te podría interesar
Em outra parte do vídeo, um homem que tenta marcar uma consulta com Letícia afirma que seus familiares votam em quem ele indicar. "Tem que ver isso direitinho (...) Porque se não vai me usar, entendeu? E a família", diz a vereadora, ao que o homem responde: "Não vai te usar. Três votam comigo aqui, ó".
"Consequência"
Ao ser confrontada com as imagens que dão conta do flagrante pela reportagem da Globo, a médica e vereadora disse que a troca de consulta por votos é uma "consequência".
"Isso aí é uma consequência, né? A gente ajudar o próximo. É uma consequência. É melhor do que oferecer R$ 100, R$ 200, como muitos fazem por aí. E não é o caso", disparou. Depois, em nota, negou a prática, apesar das imagens.
Compra de votos
O ato de oferecer serviços em troca de votos é chamado de clientelismo, e pode ser interpretado como compra de votos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prática é crime e passível de punição com cassação do registro da candidatura ou cassação do diploma, além de multa e inelegibilidade por 8 anos.