ELEIÇÕES 2022

Paes define apoio a Rodrigo Neves, do PDT, e reforça palanque duplo para Lula no Rio

O prefeito do Rio de Janeiro já declarou apoio a Lula enquanto o ex-prefeito de Niterói demonstrou disposição em construir uma aliança informal apesar de Ciro Gomes

Créditos: Reprodução/Agenda do Poder
Escrito en POLÍTICA el

O pré-candidato do PSD ao governo do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, desistiu da disputa nesta quarta-feira (13). O ex-presidente da OAB será vice na chapa encabeçada por Rodrigo Neves (PDT). O anúncio oficial será na quinta-feira (14), ao lado de Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro.

A movimentação reforça a ideia de um palanque duplo para o ex-presidente Lula (PT) no estado. Paes já anunciou que apoiará o ex-presidente e, segundo O Globo, deve recebê-lo em um ato nas próximas semanas. 

"Acho que o Brasil teve uma grande alegria de ter tido Lula como presidente da República. Aliás, a gente um dia vai parar, a história vai parar, e vamos pensar que honra ter tido Lula presidente do Brasil. Aproveito para revelar o meu voto. Vou votar em Lula para presidente", afirmou Paes em vídeo gravado em Maricá ao lado do dirigente petista Washington Quaquá e do prefeito Fabiano Horta (PT).

Neves participou no início do mês de um ato que lançou o manifesto "Lula presidente, Rodrigo Neves governador". Lula segue comprometido com Marcelo Freixo (PSB), a abertura de um segundo palanque é vista com bons olhos por alguns dirigentes petistas. Já o PDT tem Ciro Gomes como pré-candidato à presidência.

Na quinta-feira, Paes também vai formalizar o apoio do PSD à pré-candidatura de Alessandro Molon (PSB) ao Senado. Freixo e o PT têm pressionado Molon a desistir para reforçar a pré-candidatura de André Ceciliano (PT), presidente da Alerj.

Neves aparece em terceiro lugar nas pesquisas de opinião, atrás de Freixo e Cláudio Castro (PL), que seguem embolados na liderança sem uma disparada.