A mais nova pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (30) sobre a corrida eleitoral ao governo de São Paulo mostra que o ex-prefeito paulistano e ex-ministro Fernando Haddad (PT) atingiu 34% das intenções de voto, o que representa 48% dos votos válidos, e abriu uma larga vantagem sobre os dois candidatos de direita, o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o ex-ministro bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos com 13% da preferência do eleitorado cada, o que configura 18,5% dos votos válidos. Com esses números, o petista estaria muito próximo de uma vitória no 1° turno.
Este é o primeiro Datafolha que mostra um cenário sem a presença do ex-governador Márcio França (PSB), que embora ainda não tenha abandonado a candidatura oficialmente, já é dado como certa o seu nome para a disputa de uma cadeira no Senado da República, dando apoio ao candidato do PT no pleito pelo Palácio dos Bandeirantes.
Após o pelotão formado pelos três melhores colocados aparecem os nomes de Gabriel Colombo (PCB), com 3%, Felício Ramuth (PSD) e Altino Justo (PSTU) com 2% cada, e Vinícius Point (Novo), Abraham Weintraub (Brasil35) e Elvis Cezar (PDT) com 1% das intenções de voto cada um.
Os votos brancos e nulos somam 20% dos eleitores paulistas e os indecisos 9%, o que mostra que o cenário ainda está de certa forma aberto, dado o enorme contingente de cidadãos que ainda não definiram o seu candidato para outubro.
O Datafolha ouviu 1.806 eleitores de todo o Estado de São Paulo entre terça-feira (28) e esta quinta (30). Segundo o instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.