Nunca a rejeição de Jair Bolsonaro (PL) foi tão alta. É o que revela a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23), que trouxe o ex-presidente Lula (PT) à frente das intenções de voto, com 53,4% da preferência do eleitorado. Para 55% dos brasileiros, votar no atual presidente nas eleições de outubro é algo que jamais farão, enquanto o índice em relação ao ex-mandatário petista ficou em 35%.
A aversão a Bolsonaro é notadamente elevada entre alguns setores da sociedade, grupos que afirmam não votar no radical de extrema-direita em hipótese alguma, como entre os desempregados (66%), negros (63%), nordestinos (62%), estudantes (62%), mulheres (61%), católicos (61%), jovens com menos de 24 anos (60%) e os mais pobres (60%). O índice total de 55% ficou acima da última pesquisa Datafolha, de 26 de maio, quando o atual presidente tinha 53% de rejeição.
Te podría interesar
Já no caso de Lula, os setores que mais o rejeitam são os dos empresários (61%), dos mais ricos, que ganham acima de dez salários mínimos (52%), dos formados em nível superior (46%), dos evangélicos e espíritas (ambos com 46%), dos moradores da região Centro-Oeste (43%) e dos homens (41%).
O candidato do PDT, o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, que está em 3° lugar com 8%, viu sua rejeição subir de 19% para 24%, o que possivelmente pode ter sido provocado pelas posições mais críticas ao ex-presidente Lula, que têm se acentuado nas últimas semanas.