AMAZÔNIA

Bruno Pereira e Dom Phillips: Bolsonaro diz que "há indícios que fizeram alguma maldade"

O presidente criticou o ministro do STF Luís Roberto Barroso por ter estipulado cinco dias para a sua gestão esclarecer as buscas pelo servidor da Funai e do jornalista britânico

Bruno Pereira e Dom Phillips: Bolsonaro diz que "há indícios que fizeram alguma maldade".Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta segunda-feira (13) que "há indícios que fizeram alguma maldade" com o servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Pereira e com o jornalista britânico, Dom Phillips. 

"Os indícios levam a crer que fizeram que fizeram alguma maldade com eles, porque já foi encontrado vísceras humanas boiando no rio. Pelo tempo, já estamos indo para o nono dia [de desaparecimento], vai ser difícil encontrá-los com vida. Peço a Deus, mas os indícios levam ao contrário no momento", disse Bolsonaro a CBN de Recife. 

Durante a entrevista, Bolsonaro criticou o fato de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso de ter determinado um prazo de cinco dias para esclarecer as medidas adotadas nas buscas por Pereira e por Phillips. 

"É dispensável o senhor Barroso dar uma de dono da verdade e dar cinco dias pro presidente explicar ou achar esses dois que desaparecem. Eu não tenho o número exato aqui. Mas [queria] dizer para o senhor Barroso que são dezenas de milhares de pessoas que desaparecem no ano no Brasil. Ele se preocupou apenas com esses dois", disse Bolsonaro. 

Em seguida, Bolsonaro afirma que o seu governo se preocupa com todos os desaparecidos. "Nós - via nosso Ministério da Mulher, dos Direitos Humanos - nos preocupamos com todos os desaparecidos", finalizou.

 

"Aventura" 

 

Essa é a segunda vez que o presidente Bolsonaro se pronuncia sobre o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips. Na ocasião anterior, o mandatário classificou como "aventura" o trabalho de campo de Pereira e Phillips. 

"O que nós sabemos, até o momento, é que no meio do caminho teriam se encontrado com duas pessoas, que já está detidas pela Polícia Federal, estão sendo investigadas. E realmente duas pessoas apenas num barco, numa região daquela, completamente selvagem, é uma aventura que não é recomendável que se faça. Tudo pode acontecer. Pode ser acidente, pode ser que eles tenham sido executados, a gente espera e pede a Deus para que sejam encontrados brevemente", declarou Bolsonaro ao SBT News.