Com 232 dos 406 votos registrados no painel eletrônico, o deputado Lincoln Portela (PL-MG) foi eleito, nesta quarta-feira (25), o novo vice-presidente da Câmara dos Deputados. No sexto mandato consecutivo, ele é pastor e foi eleito com apoio majoritário da bancada evangélica.
Além de Portela, disputaram a vice-presidência os deputados Flávia Arruda (PL-DF), 83 votos; Bosco Costa (PL-SE), 40; Capitão Augusto (PL-SP), 24; Fernando Rodolfo (PL-PE), 11 votos.
Foram eleitos para as segunda e terceira secretarias os deputados Odair Cunha (PT-MG) e Geovânia de Sá (PSDB-SC), respectivamente.
Mineiro de Belo Horizonte, Portela é formado em teologia, apresentador de TV (atualmente, comanda o programa Super Conversa, na Rede Super de Televisão, no YouTube) e é presidente da Igreja Batista Solidária.
Ele foi secretário adjunto de Esportes da prefeitura de Belo Horizonte, durante o mandato de Célio de Castro, e trabalhou na Rede Record Minas, Rede Mulher e Canal 13 BH.
Escolha de Portela ocorre dois dias após tumultuada destituição de Marcelo Ramos
A eleição ocorreu dois dias depois que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), destituiu do cargo o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) a mando e Jair Bolsonaro (PL).
Ramos declarou que a decisão de Lira foi "política", não regimental, e atribuiu sua destituição às críticas que faz ao governo. O ex-vice-presidente da casa era filiado ao PL. Porém, trocou o partido pelo PSD quando Bolsonaro se filiou à legenda.