Lula (PT) continua conquistando votos para aliados. Um exemplo é o que diz pesquisa eleitoral do Ipec, divulgada nesta segunda-feira (23). O deputado André Ceciliano (PT) lidera a disputa ao Senado do Rio de Janeiro, quando tem seu nome associado ao ex-presidente, ultrapassando as intenções de voto de Romário (PL), com o apoio de Jair Bolsonaro (PL).
Na disputa com o registro dos apoios respectivos dos candidatos presidenciais, Ceciliano alcança 40% as intenções de voto, contra 34% de Romário, resultado fora da margem de erro da amostra, de 3 pontos percentuais. Dos eleitores ouvidos, 20% dizem que anulariam o voto e 5% não souberam responder.
No cenário em que os nomes são apresentados isoladamente, sem apoios de candidatos presidenciais, o panorama é radicalmente outro, de acordo com a Agenda do Poder.
Sem apoios, Romário aparece em primeiro com folga
O ex-jogador Romário lidera, com 29%, seguido de Cabo Daciolo (PDT), com 10%; Alessandro Molon (PSB), 8%; Daniel Silveira (PTB), 8%; Ceciliano com 6%; Luciana Boiteux (PSOL), 4%; brancos e nulos, 24%, e não respondeu, 11%.
A pesquisa do Ipec foi realizada entre os dias 19 e 22 de maio, com 1.008 entrevistas, em todo o estado do Rio de Janeiro, a pedido da Rio Indústria.