ELEIÇÃO BAHIA

Vilma Reis: Jerônimo Rodrigues vencerá na Bahia

Líder do movimento negro brasileiro disse que a eleição para o governo baiano será resolvida na campanha nas ruas e com base no apoio de Lula

Vilma Reis.Créditos: Arquivo Pessoal
Escrito en POLÍTICA el

A líder da Coalizão Negra por Direitos e pré-candidata do PT à Câmara dos Deputados na Bahia, Vilma Reis, afirmou no Fórum Café desta quarta-feira (18) que o partido vencerá a eleição para o governo do Estado, apesar da vantagem do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), nas pesquisas. “Jerônimo Rodrigues vencerá na Bahia”, disse Vilma -o ex-secretário de Educação do Estado passou a ser o candidato do partido depois da desistência do senador Jaques Wagner. 

Para ela, a vantagem de ACM Neto será revertida com base na campanha nas ruas “e no apoio de Lula”. Segundo Vilma, “há uma animação geral nos movimentos sociais com a candidatura de Jerônimo”.

Pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira (18) indica ACM Neto (União Brasil) com 67% das intenções de voto, com Jerônimo Rodrigues (PT) com 6%, em segundo lugar. João Roma (PL) tem 5%, Kleber Rosa (PSOL) tem 1%. O total de indecisos, e os que indicam voto em branco, nulo e aqueles que não pretendem votar é de 20%.

A diferença de ACM Neto sobre Rodrigues cai de 61 pontos para apenas 13 quando é revelado aos eleitores que o candidato do PT tem apoio de Lula:  47% a 34%.  Para Vilma Reis, este é o número real da pesquisa, porque Lula de fato apoia o ex-secretário de Educação.

Além, disso, para 52% dos entrevistados, a escolha de voto para governador não é definitiva, o que indica uma eleição ainda em aberto. 

Lula venceria o primeiro turno no Estado disparado com 63% contra 17% de Bolsonaro. Ciro Gomes tem 5%; João Doria (PSDB), 2%; André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), 1%; Luciano Bivar (União Brasil) e Luiz Felipe d'Avila (Novo) não pontuaram. Brancos e nulos ficaram em 7% e indecisos em 3%.

A pesquisa Genial/Quaest BA foi realizada entre 13 e 16/05. Foram feitas 1.140 entrevistas presenciais domiciliares em 74 municípios. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade.

Assista ao Fórum Café com Vilma Reis:

 

Temas