O PETRÓLEO É NOSSO

Requião sugere Guilherme Estrella, pai do pré-sal, para presidência da Petrobras

A sugestão do pré-candidato do PT ao governo do Paraná ocorreu durante audiência pública, que marcou posição contra a privatização da empresa

Requião é pré-candidato ao governo do Paraná pelo PT.Créditos: Eduardo Matysiak
Escrito en POLÍTICA el

Durante a audiência pública “O Pré-Sal e a Petrobras no Paraná”, realizada nesta terça-feira (17), o ex-governador Roberto Requião (PT), pré-candidato ao governo do Paraná, sugeriu o nome do geólogo Guilherme Estrella para a presidência da Petrobras, caso o ex-presidente Lula (PT) ganhe a eleição.  

O evento foi promovido pela bancada de posição da Assembleia Legislativa do Paraná e contou com a presença de lideranças políticas e sindicais dos petroleiros, além da realização de palestra com o geólogo. O objetivo foi marcar posição contra a privatização da Petrobras, constante ameaça feita por Jair Bolsonaro (PL).

“O ex-senador e ex-governador Requião é uma referência na política brasileira na defesa do Brasil e de uma posição nacionalista, em relação à soberania nacional”, declarou Estrella.

Requião respondeu afirmando: “O petróleo tem que ser nosso. Mas eu, particularmente, dentro da circunstância dessa candidatura que eu apoio com garra e muito convencimento, acho que nós devíamos, por exemplo, lançar o Estrella à presidência da Petrobras. Isto estaria dando, simbolicamente, ao Brasil o colorido progressista de independência nacional que nós precisamos”.

"A verdadeira estrela do PT para orientar os rumos da devolução da Petrobras ao povo brasileiro é o Guilherme Estrella,que viabilizou o pré-sal", acrescentou.

O pré-candidato do PT ao governo do Paraná afirmou, ainda, que quando se trata de pré-sal, “estamos falando de colocar o Brasil em outro patamar - com avanço tecnológico e a possibilidade de aumentar investimentos sociais. O Estrella é meu grande amigo e referência internacional no assunto, sendo considerado, com toda a justiça, o pai do pré-sal”.

O geólogo Guilherme Estrella retornou à Petrobras e se tornou o pai do pré-sal

Guilherme Estrella ficou conhecido como o “pai do pré-sal”. Geólogo, ele já estava aposentado da Petrobras, onde trabalhou de 1965 até a década de 1990, quando recebeu convite e aceitou retornar à empresa, sendo o diretor de Exploração e Produção (E&P) entre 2003 e 2012.

Durante sua gestão foram descobertas, a partir de 2006, as enormes jazidas de petróleo da seção do pré-sal nas bacias sedimentares do Espírito Santo e Santos.

Estrella já havia ocupado diversos cargos gerenciais na empresa. Foi gerente de Exploração da Petrobras no Iraque, entre 1976-1978, quando foi descoberto um campo gigante de petróleo, o Campo de Majnoon.