As campanhas feitas por artistas e influencers, como Anitta, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho e Felipe Neto para incentivar os jovens a tirarem o título de eleitor parecem ter surtido efeito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil ganhou no mês de março mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos.
A campanha pelo voto também ganhou força no Lollapalooza, quando cantores como Criolo e Emicida fizeram um apelo aos jovens.
Os números foram apresentados pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, em sessão plenária desta terça-feira (5) e retratam um aumento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens brasileiros. Segundo o TSE, quando comparados a fevereiro, os números mostram um crescimento de 27,6%, quando 349.160 novos eleitores se habilitaram para participar do pleito deste ano. Em relação a janeiro, os dados se mantiveram praticamente estáveis: foram 349.768 novos títulos concedidos no primeiro mês de 2022.
Veja os tuítes:
Campanha institucional
O TSE também promoveu ações institucionais, como a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que buscou conscientizar as pessoas que ainda não completaram a maioridade sobre a importância do primeiro voto. Segundo o órgão, entre a juventude, a procura pelo primeiro título foi maior na faixa etária de eleitores com 17 anos, com 158.947 novos documentos concedidos em março.