A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) ironizou, nesta quarta-feira (27), Eliane Cantanhêde, da GloboNews e da rádio Eldorado. A jornalista anunciou no Twitter a participação do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) em um dos programas da emissora de rádio.
“Daqui a pouco, às 9h, tem entrevista com Sergio Moro na rádio Eldorado. Qual o plano de voo dele?”, tuitou Cantanhêde, que sempre demonstrou simpatia pelo ex-juiz.
Em resposta, a parlamentar sugeriu que a jornalista entrevistasse os advogados de Lula (PT), Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins, que defenderam o ex-presidente na Lava Jato.
“Sugiro entrevistar os advogados do Lula, Valeska e Cristiano Zanin. Eles que derrotaram o Moro no Brasil e na ONU”, postou Rosário.
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu que Moro foi parcial em seus julgamentos dos processos contra Lula na Lava Jato. O comitê de Genebra levou seis anos para chegar à conclusão.
Além disso, o órgão entendeu que os direitos políticos do ex-presidente foram violados na eleição de 2018.
O resultado surge após seis anos de análise do caso. A decisão é legal e vinculante e, com o Brasil tendo ratificado os tratados internacionais, o Estado tem a obrigação de seguir a recomendação.
Defesa de Lula e governo Bolsonaro já foram notificados da decisão
A queixa foi apresentada em 2016 pela defesa do ex-presidente, que argumentou que o processo contra Lula não foi imparcial e que o então juiz Sergio Moro atuou de forma irregular, o que fere o pacto internacional de Direitos Humanos do qual o Brasil é signatário.