Uma pesquisa Real Time Big Data sobre a disputa ao governo de São Paulo divulgada na noite desta segunda-feira (28) mostrou que o ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad (PT) está disparado em 1° lugar na preferência do eleitorado, com 27% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Márcio França (PSB) e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas (Republicanos), candidato de Jair Bolsonaro, ambos com 14%.
Na sequência dos três primeiros colocados aparece em quarto lugar o atual vice-governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), com 6%, seguido pela deputada Renata Abreu (Podemos), com 2%. O deputado federal Vinícius Poit (Novo), o problemático ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) e o atual prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSD), por fim, fecham a lista dos mencionados, com 1% cada.
Os votos em branco e nulo somaram 20% do total dos entrevistados, ao passo que os indecisos representam 14% dos eleitores ouvidos.
Já num cenário sem o ex-governador Márcio França (PSB), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) aparece com 32% das intenções de voto, à frente de Tarcísio Freitas (Republicanos), que nestas condições atinge 20% da preferência dos paulistas. O atual vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) ficaria em terceiro lugar, com 9%.
2° turno
Num 2° turno entre Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB), a pesquisa Real Time Big Data revelou que o petista ficaria com 32% das intenções e voto, enquanto o antigo vice de Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes teria 30%, o que é considerado um empate técnico.
Já na hipótese de Haddad (PT) enfrentar o bolsonarista Tarcísio Freitas (Republicanos) na etapa final do pleito, sua vitória seria mais clara, por 36% a 24%.
A pesquisa Real Time Big Data ouviu 1.500 eleitores de todo o estado de São Paulo entre os dias 25 e 27 de março, por telefone. A margem de erro, segundo os realizadores, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.