ELEIÇÕES 2022

Ala do PT ligada a Lula divulga carta para atrair partidos de oposição à candidatura

Carta diz que "a candidatura de Lula deverá trazer, já na composição da chapa de presidente e vice-presidente, a ampliação e a unidade que se espera das forças de oposição", em relação a Alckmin

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Alas do PT encabeçadas pela Construindo Um Novo Brasil (CNB) - juntamente com Movimento PT e Resistência Socialista -, da qual Lula faz parte, divulgarão uma carta em que defendem o diálogo com partidos da oposição à candidatura do petista, que concorre pela sexta vez ao Planalto e pode chegar ao seu terceiro mandato na Presidência.

O texto, divulgado em parte por Cátia Seabra na Folha de S.Paulo desta quinta-feira (24), diz que "a federação apresentará ao Brasil o nome de Lula para liderar a oposição a Bolsonaro, consolidará a coligação com o PSB, bem como com a federação PSOL-Rede", mas prega ampliação desse leque.

"Ainda seguiremos dialogando com os outros partidos de oposição ao governo Bolsonaro no sentido da ampliação do campo de apoio à candidatura de Lula", diz.

A carta é intitulada "Lula, a esperança do povo brasileiro" e prega ainda a união da sociedade brasileira para derrotar Jair Bolsonaro (PL) no "enfrentamento ao ódio, às desigualdades, à política genocida e à depredação ambiental de um governo que em três anos só promoveu destruição e retrocessos".

"Faremos, a partir de um núcleo democrático-popular, a incorporação de setores e segmentos que serão imprescindíveis neste movimento político que estamos construindo. Quem outrora não esteve conosco é mais do que bem-vindo a participar deste movimento que devolverá a cadeira de presidente da República ao povo."

O documento ainda sinaliza que Geraldo Alckmin (PSB) será o candidato à vice ao afirmar que "a candidatura de Lula deverá trazer, já na composição da chapa de presidente e vice-presidente, a ampliação e a unidade que se espera das forças de oposição ao governo nesta quadra da história".

A carta diz ainda que um novo governo Lula vai contribuir para a "reconstrução de um novo mundo, de paz, solidariedade, cooperação e justiça social".