ALIANÇA

Petistas celebram filiação de Alckmin ao PSB e até brincam: "Chuchu amigo"

Ex-governador não poupou elogios a Lula durante a cerimônia em que oficializou sua filiação ao PSB; confira

Geraldo Alckmin com Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha em sua cerimônia de filiação ao PSB.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O clima não poderia estar melhor entre o PT e Geraldo Alckmin após o evento de filiação do ex-governador de São Paulo ao PSB, nesta quarta-feira (23), em Brasília. 

Em seu discurso, Alckmin não poupou elogios a Lula, com quem deve compor chapa como candidato a vice-presidente. Segundo o ex-governador, “Lula é o que melhor reflete, interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro. Aliás, ele representa a própria democracia". 

Ao longo de sua fala, o ex-tucano ressaltou que, nos embates políticos que teve com Lula no passado, a questão democrática "nunca foi colocada em risco", e que é preciso "grandeza política, espírito público e união" para enfrentar o atual momento político. 

"Não tenho dúvida de que o presidente Lula, se Deus quiser eleito, vai reinserir o Brasil no cenário mundial, vai alargar o horizonte do desenvolvimento econômico e vai diminuir essa triste diferença social que nós temos no país. O Brasil precisa ser bom não só para algum, mas bom para todos", disse Alckmin, sob aplausos. 

Petistas celebram 

Os elogios públicos de Alckmin a Lula, algo até então inédito, geraram reação positiva entre petistas, que celebraram a filiação do ex-governador ao PSB. 

Presente na cerimônia, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse que a filiação de Alckmin tem "imenso significado". 

"Nunca foi tão necessário somar forças e mobilizar energia em torno da defesa do nosso pais. PT e PSB tem uma trajetória comum na luta pela democracia e na construção de um país melhor. Estivemos juntos no governo, na oposição, na defesa da democracia, na defesa dos direitos dos trabalhadores”, declarou, 

Também acompanhando o evento, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) até brincou: "23 de Março de 2022...criado o dia do Chuchu Amigo! Viva Lula e Alckmin!". 

Padilha fez questão de levar à cerimônia uma foto em que aparece aplicando vacina em Alckmin. O registro é de 2013 e, à época, o petista era ministro da Saúde, enquanto Alckmin era governador de São Paulo. "Junto com Lula e o povo, faremos o Brasil feliz de novo! Tiramos juntos a foto pra lembrar da época em que eu Ministro da Saúde e Alckmin governador, mostrávamos que VACINA NÃO É DISPUTA PARTIDÁRIA, É DEFESA DA VIDA!", disse o petista. 

Ex-prefeito de Osasco, o deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP) também elogiou Alckmin pela filiação ao PSB. "Grande passo para a construção da aliança que vai derrotar Bolsonaro. No ato, o ex-governador foi certeiro ao dizer que Lula é quem melhor reflete a esperança do povo e que sua história de vida mostra o valor que ele dá para a democracia", pontuou o parlamentar. 

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), afirmou a decisão de Alckmin que abre caminho para ser candidato a vice de Lula é "um ato importante para a democracia brasileira na luta para superar o bolsonarismo e se reencontrar com dias melhores e de muito mais civilidade". 

"É hora de unir forças políticas distintas para defender a democracia e garantir a eleição de Lula para a Presidência da República!", disse ainda Lopes, que esteve no evento do PSB.