ELEIÇÕES 2022

Pesquisas qualitativas do PL mostram que Auxílio Brasil deu fôlego a Bolsonaro

Fato foi comemorado por correligionários, mas levantamento ainda não captou a alta dos combustíveis sobre a imagem do presidente

Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto.Créditos: Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

Resultados das pesquisas qualitativas quinzenais feitas pelo PL para a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) apontaram uma redução na rejeição do presidente da República.

O fato foi motivo de comemoração na reunião da coordenação política da campanha, no último sábado (12), em Brasília.

O presidente do partido, Valdemar da Costa Neto, que expôs os detalhes aos companheiros de campanha, considera que a melhora foi provocada em parte pelo fato de Bolsonaro ter parado de atacar a vacinação e, em parte, pelo aumento do Auxílio Brasil para R$ 400.

Esta foi a primeira vez em que as qualitativas mostraram o resultado da mudança de discurso do presidente, por que seus principais auxiliares políticos insistiram muito, ao longo de meses, de acordo com comentários de assessores.

As pesquisas, no entanto, ainda não captaram a alta dos combustíveis sobre a imagem do presidente.

Além disso, elas apontam ainda outro ponto fraco, que é a falta de figuras políticas fortes que ajudem a angariar votos na região Sudeste. O fato, de acordo com o comando da campanha, deve ser corrigido na próxima reforma ministerial.

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa é utilizada para conhecer a percepção dos entrevistados sem quantificá-los. Neste caso, o interesse está nas avaliações subjetivas, visando identificar percepções sobre produtos, serviços e empresas, a fim de apontar comportamentos e tendências.

Costumam-se considerar técnicas qualitativas todas aquelas diferentes à pesquisa estatística e ao experimento científico, isto é, entrevistas abertas, grupos de discussão ou técnicas de observação de participantes.

Com informações da coluna de Malu Gaspar