A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) fez, na semana passada, um boletim de ocorrência em que relatou que recebeu ameaças de estupro e morte. Após isto, ela teve que renovar o B.O., pois seus familiares tiveram o endereço divulgado em um novo ataque ocorrido na terça-feira (1º).
Suas agendas públicas estão suspensas por enquanto em função dos ataques e outros compromissos serão realizados em sigilo.
As ameaças foram comunicadas ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e o gabinete de Isa Penna entrou com um pedido de proteção parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O mandato da deputada afirma através de nota: "evidências indicam que, possivelmente, o agressor tem contato com grupos extremistas que participam de fóruns misóginos criminosos na internet”.
Douglas Silva
As ameaças contra Isa Penna foram disparadas por um mesmo endereço de email e publicadas em um blog de extrema direita. O remetente, de acordo com a deputada, é o mesmo usado para fazer ameaças racistas contra o ator e atual participante do Big Brother Brasil, Douglas Silva.
Isa Penna afirmou com relação ao episódio: “a gente vai até se desumanizando um pouco. Mas sempre deixo muito claro que não tem nenhuma menina inocente aqui e que não saiba fazer política", afirmou na semana passada.
"Ser mulher no Brasil é perigoso. Inclusive, eu me preparo para esse tipo de momento. Fica uma sensação ruim, e me concentro nos protocolos de segurança para não ser pega desprevenida", completou.
Com informações da coluna de Mônica Bergamo