O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) chamou em sua conta do Twitter nesta sexta-feira (25) de “fake news” a manchete: “Itamaraty afirma não ter condições de resgatar brasileiros que vivem na Ucrânia atualmente”, do site Metrópoles.
O filho de Bolsonaro acusou a manchete de “as fakenews do bem” e prosseguiu: “permitidas e estimuladas, do verdadeiro gabinete do ódio e das milícias digitais. A orquestra que todos veem DIARIAMENTE e não as inventadas e nunca mostradas! Só não enxerga quem não quer!”
Logo a seguir, o vereador posta manchete da Agência Brasil com o título: “Itamaraty prepara retirada de brasileiros que estão na Ucrânia”, como se ela desmentisse a reportagem anterior.
Não há planos
Só que não. Ele esqueceu de avisar que dentro da própria matéria postada por ele aparece a informação completa:
“Ainda não há data nem locais definidos para a retirada dos brasileiros. Por conta do fechamento do espaço aéreo, a evacuação será feita exclusivamente por via terrestre.
‘O local e o momento em que os brasileiros serão chamados a se concentrar, para fins de evacuação, serão amplamente difundidos pela embaixada, por meio de seus canais de comunicação com a comunidade brasileira. É, portanto, muito importante que todos se cadastrem’, informou o embaixador Leonardo Gorgulho, secretário de Comunicação e Cultura do Itamaraty, durante coletiva de imprensa em Brasília.”
A mesma informação, de que o Itamaraty não tem planos ainda para a retirada dos brasileiro que estão na Ucrânia, foi compartilhada por vários veívulos de comunicação.