O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais para homenagear o Rei Pelé, que faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, ao lado da família em São Paulo.
“Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona... Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé” declarou Lula.
O presidente eleito ainda afirmou que Pelé encantou e levou o nome do Brasil para todo o mundo.“Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol” escreveu o presidente.
Fã de futebol e, é claro, do Rei, Lula é torcedor do Corinthians, o clube que mais sofreu gols de Pelé ao longo da sua carreira. De acordo com a contagem oficial, da FIFA, que marca 762 gols oficiais, Pelé marcou 49 gols em 47 jogos contra o Timão.
“Confesso que tinha raiva do Pelé, porque ele sempre massacrava o meu Corinthians. Mas, antes de tudo, eu o admirava. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira”, declarou o corintiano Lula.
Depois do Corinthians, a segunda vítima preferida de Pelé foi o Juventus, do bairro paulistano da Mooca, que teve as redes balançadas por 42 vezes em 29 partidas. A seguir vêm a Portuguesa, o Botafogo de Ribeirão Preto e o Guarani de Campinas, para só então figurarem o São Paulo e o Palmeiras. O Tricolor sofreu 31 gols oficiais do Rei em 48 partidas, enquanto o Alviverde sofreu 30 gols em 55 jogos.