O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29), a três dias da posse, os 16 nomes que faltavam para compor o ministério do novo governo. O anúncio foi feito em pronunciamento no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o Gabinete de Transição em Brasília.
Entre os nomes indicados está a ex-candidata e senadora Simone Tebet (MDB-MS), que abraçou a campanha petista no segundo turno e vai chefiar o Ministério do Planejamento. Além dela, Marina Silva (Rede-SP) volta a ser a ministra do Meio Ambiente como nos primeiros governos Lula, entre 2003 e 2010. Já Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, será o futuro ministro da Previdência.
Lula também anunciou os líderes do governo no parlamento. No Congresso contará com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), na Câmara com José Guimarães (PT-CE) e no Senado o líder será Jáques Wagner (PT-BA).
“Teremos que trabalhar em dobro para reconstruir o país (...) Quero que vocês façam parte da história desse país, em um momento em que tivemos a coragem de assumir o Brasil em uma situação extremamente delicada, um Brasil que foi destruído”, declarou Lula para os futuros ministros.
O presidente eleito também afirmou que nos dias seguintes à posse irá se reunir com todo o ministério e, em seguida com os governadores, para discutir o próximo período e o que será feito no Brasil. “Quase tudo na área social foi desmontado, e nós vamos ter que remontar tudo outra vez, mas com mais competência, vontade e disposição, porque foi para isso que eu me candidatei à Presidência da República”, concluiu Lula.
Confira a seguir as biografias dos ministros anunciados nesta terça-feira (29)
Gabinete de Segurança Institucional (GSI) – General Gonçalves Dias
General da reserva, chefiou a segurança da presidência nos dois primeiros mandatos de Lula e foi comandante da 6º Região Militar
Secretaria de Comunicação Social (SECOM) - Paulo Pimenta
Formado em Comunicação Social e jornalismo, foi vereador em Santa Maria (RS), deputado estadual no Rio Grande do Sul, e é deputado federal indo para seu 5º mandato.
Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) - Carlos Fávaro
É fazendeiro, nascido no Paraná foi para o Mato Grosso onde começou em um assentamento da reforma agrária, e hoje é um grande produtor rural. Foi vice-presidente da Aprosoja, vice-governador do Mato Grosso e é Senador pelo mesmo estado.
Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) - Waldez Góes
Foi deputado e é, pela quarta vez, governador do Amapá.
Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) - André de Paula
De Pernambuco, foi vereador, deputado estadual, várias vezes deputado federal, e secretário estadual do Trabalho e Ação Social, da Produção Rural e Reforma Agrária e das Cidades em seu Estado.
Ministério da Previdência Social (MPS) - Carlos Lupi
Foi deputado federal, ministro do Trabalho nos governos Lula e Dilma, e é presidente do PDT.
Ministério das Cidades (MCID) - Jader Filho
Empresário e presidente do MDB do Pará.
Ministério das Comunicações (MC) – Juscelino Filho
Deputado Federal pelo Maranhão indo para o 3º mandato.
Ministério de Minas e Energia (MME) - Alexandre Silveira
Foi deputado federal e diretor-geral do DNIT, além de secretário estadual em Minas Gerais. É senador.
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Paulo Teixeira
Deputado Federal indo para seu quarto mandato, vice-presidente do PT e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo.
Ministério do Esporte (MESP) - Ana Moser
Ex-jogadora de vôlei, fundadora do Instituto Esporte e Educação, atuou nos meus governos na Comissão Nacional de Atletas do Conselho Nacional de Esportes. Participou do Plano de Governo e do Grupo de Transição na área de Esportes.
Ministério do Meio Ambiente (MMA) - Marina Silva
Foi eleita deputada este ano, além de já ter sido senadora, ministra do Meio Ambiente nos governos Lula e candidata a presidente, em 2014.
Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) - Simone Tebet
Senadora pelo Mato Grosso do Sul, foi prefeita de Três Lagoas, e candidata a presidente pelo MDB neste ano – a terceira mais votada, atrás de Lula e Bolsonaro.
Ministério do Turismo (MTUR) - Daniela de Souza Carneiro
Ex-Secretária de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo (RJ), e indo para o segundo mandato de deputada federal, foi este ano a deputada mais votada do Rio de Janeiro.
Ministério dos Povos Indígenas (MPI) - Sonia Guajajara
Da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, formada em letras e enfermagem, pós graduada em Educação Especial e deputada federal. Foi coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e candidata a vice-presidente em 2018 pelo PSOL.
Ministério dos Transportes (MT) - Renan Filho
Foi prefeito de Murici por dois mandatos, deputado federal, governador por dois mandatos e eleito senador da República.