NOVO GOVERNO

Conheça histórico dos 16 novos nomes que Lula anunciou para os ministérios

A Fórum preparou uma pequena biografia de cada um dos novos ministros anunciados; Confira

Conheça histórico dos 16 nomes que Lula anunciou para os ministérios
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil.Conheça histórico dos 16 nomes que Lula anunciou para os ministérios Créditos: Ricardo Stuckert
Por
Escrito en POLÍTICA el

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29), a três dias da posse, os 16 nomes que faltavam para compor o ministério do novo governo. O anúncio foi feito em pronunciamento no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o Gabinete de Transição em Brasília.

Entre os nomes indicados está a ex-candidata e senadora Simone Tebet (MDB-MS), que abraçou a campanha petista no segundo turno e vai chefiar o Ministério do Planejamento. Além dela, Marina Silva (Rede-SP) volta a ser a ministra do Meio Ambiente como nos primeiros governos Lula, entre 2003 e 2010. Já Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, será o futuro ministro da Previdência.

Lula também anunciou os líderes do governo no parlamento. No Congresso contará com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), na Câmara com José Guimarães (PT-CE) e no Senado o líder será Jáques Wagner (PT-BA).

“Teremos que trabalhar em dobro para reconstruir o país (...)  Quero que vocês façam parte da história desse país, em um momento em que tivemos a coragem de assumir o Brasil em uma situação extremamente delicada, um Brasil que foi destruído”, declarou Lula para os futuros ministros.

O presidente eleito também afirmou que nos dias seguintes à posse irá se reunir com todo o ministério e, em seguida com os governadores, para discutir o próximo período e o que será feito no Brasil. “Quase tudo na área social foi desmontado, e nós vamos ter que remontar tudo outra vez, mas com mais competência, vontade e disposição, porque foi para isso que eu me candidatei à Presidência da República”, concluiu Lula.

Confira a seguir as biografias dos ministros anunciados nesta terça-feira (29)

Gabinete de Segurança Institucional (GSI) – General Gonçalves Dias

General da reserva, chefiou a segurança da presidência nos dois primeiros mandatos de Lula e foi comandante da 6º Região Militar

Secretaria de Comunicação Social (SECOM) - Paulo Pimenta

Formado em Comunicação Social e jornalismo, foi vereador em Santa Maria (RS), deputado estadual no Rio Grande do Sul, e é deputado federal indo para seu 5º mandato.

Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) - Carlos Fávaro

É fazendeiro, nascido no Paraná foi para o Mato Grosso onde começou em um assentamento da reforma agrária, e hoje é um grande produtor rural. Foi vice-presidente da Aprosoja, vice-governador do Mato Grosso e é Senador pelo mesmo estado.

Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) - Waldez Góes

Foi deputado e é, pela quarta vez, governador do Amapá.

Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) - André de Paula

De Pernambuco, foi vereador, deputado estadual, várias vezes deputado federal, e secretário estadual do Trabalho e Ação Social, da Produção Rural e Reforma Agrária e das Cidades em seu Estado.

Ministério da Previdência Social (MPS) - Carlos Lupi

Foi deputado federal, ministro do Trabalho nos governos Lula e Dilma, e é presidente do PDT.

Ministério das Cidades (MCID) - Jader Filho

Empresário e presidente do MDB do Pará.

Ministério das Comunicações (MC) – Juscelino Filho

Deputado Federal pelo Maranhão indo para o 3º mandato.

Ministério de Minas e Energia (MME) - Alexandre Silveira

Foi deputado federal e diretor-geral do DNIT, além de secretário estadual em Minas Gerais. É senador.

Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Paulo Teixeira

Deputado Federal indo para seu quarto mandato, vice-presidente do PT e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo.

Ministério do Esporte (MESP) - Ana Moser

Ex-jogadora de vôlei, fundadora do Instituto Esporte e Educação, atuou nos meus governos na Comissão Nacional de Atletas do Conselho Nacional de Esportes. Participou do Plano de Governo e do Grupo de Transição na área de Esportes.

Ministério do Meio Ambiente (MMA) - Marina Silva

Foi eleita deputada este ano, além de já ter sido senadora, ministra do Meio Ambiente nos governos Lula e candidata a presidente, em 2014.

Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) - Simone Tebet

Senadora pelo Mato Grosso do Sul, foi prefeita de Três Lagoas, e candidata a presidente pelo MDB neste ano – a terceira mais votada, atrás de Lula e Bolsonaro.

Ministério do Turismo (MTUR) - Daniela de Souza Carneiro

Ex-Secretária de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo (RJ), e indo para o segundo mandato de deputada federal, foi este ano a deputada mais votada do Rio de Janeiro.

Ministério dos Povos Indígenas (MPI) - Sonia Guajajara

Da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, formada em letras e enfermagem, pós graduada em Educação Especial e deputada federal. Foi coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil  e candidata a vice-presidente em 2018 pelo PSOL.

Ministério dos Transportes (MT) - Renan Filho

Foi prefeito de Murici por dois mandatos, deputado federal, governador por dois mandatos e eleito senador da República.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar