NOVO GOVERNO

Comunicações deve ficar com União Brasil e Paulo Teixeira pode ir para o MDA

Veja como está sendo formado o desenho dos ministérios do governo Lula com a participação do União Brasil

Paulo Teixeira está próximo de ser anunciado ministro do Desenvolvimento Agrário.Créditos: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Por
Escrito en POLÍTICA el

Um acordo costurado entre o presidente Lula (PT) com os partidos de centro que formarão a base de seu governo garante três ministérios para cada uma das siglas. Paulo Teixeira (PT), que era o nome mais cotado para o Ministério das Comunicações, deve ir para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Isso porque o União Brasil reivindicou a pasta. Veja como deve ficar o desenho dos ministérios com a participação do União Brasil:

Ministério da Integração Nacional - líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), era cotado para assumir a pasta. Porém, como Nascimento fez uma dura oposição ao PT na Bahia, integrantes da base aliada e do PT vetaram a indicação, uma vez que o ministério tem sob seu guarda-chuva a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por exemplo. Com o veto, surgem no horizonte os nomes de Davi Alcolumbre e da Professora Dorinha, deputada federal e senadora eleita pelo Tocantins. No final de semana, Alcolumbre esteve com Lula e fez duras críticas a Dorinha, em sinalização de que gostaria de pegar a vaga no ministério.

Ministério das Comunicações - Paulo Azi, deputado do estado da Bahia, é um nome cotado para o ministério que seria de Paulo Teixeira. Maria Fernanda Coelho, que era um dos nomes especulados para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário, será a Secretária-Executiva da Secretaria-Geral da Presidência, fortalecendo a tese de que Teixeira pode assumir a pasta. Toda essa articulação visa garantir que a Bahia, de ACM Neto, tenha participação nos ministérios de Lula.

Ministério do Turismo - Juscelino Filho, deputado do Maranhão, é o nome mais cotado para assumir a pasta. Todo o acordo em torno dos ministérios está sendo fechado. O presidente Lula deve anunciar nesta quinta-feira (29) os nomes definitivos que faltam para fechar sua Esplanada.