Aprovada nesta terça-feira (21) com 331 votos a favor e 168 votos contrários na Câmara dos Deputados, a PEC da Transição é um projeto pleiteado pelo presidente eleito Lula (PT) para viabilizar promessas de campanha voltadas aos mais pobres. A proposta permitirá ao novo governo deixar de fora do teto de gastos R$ 145 bilhões para bancar programas como o Bolsa Família, o Auxílio Gás e a Farmácia Popular.
Somente três partidos orientaram suas bancadas a votar contra a PEC: o PL de Jair Bolsonaro, o Republicanos e o Novo. No caso do PL, o voto contrário se dá como um gesto de revanchismo pela vitória eleitoral de Lula, até porque o próprio Bolsonaro havia prometido, na campanha, manter o Auxílio Brasil a R$ 600 - que é exatamente o que a proposta viabiliza, mas com o programa voltando a se chamar Bolsa Família.
Apesar da orientação, 11 parlamentares do PL votaram a favor da PEC que permitirá a Lula concretizar suas promessas de campanha voltadas à população mais vulnerável.
Em outra ponta, o MDB, partido de Simone Tebet, orientou o voto favorável à proposta. Tebet, que apoiou Lula no segundo turno, inclusive, é cotada para ser a ministra do Desenvolvimento Social do novo governo - a pasta é justamente a responsável por gerir o Bolsa Família. Apesar disso, 8 parlamentares emedebistas votaram contra a PEC que viabiliza o pagamento do programa.
Confira abaixo quais parlamentares do MDB votaram contra a PEC da Transição e quais deputados do PL votaram a favor
MDB
- Mara Rocha (MDB-AC) - Não
- Otoni de Paula (MDB-RJ) - Não
- Lucio Mosquini (MDB-RO) - Não
- Alceu Moreira (MDB-RS) - Não
- Osmar Terra (MDB-RS) - Não
- Celso Maldaner (MDB-SC) - Não
- Rogério Peninha (MDB-SC) - Não
- Enrico Misasi (MDB-SP) - Não
PL
- Patricia Ferraz (PL-AP) - Sim
- João C. Bacelar (PL-BA) - Sim
- Júnior Mano (PL-CE) - Sim
- Flávia Arruda (PL-DF) - Sim
- JosimarMaranhãozi (PL-MA) - Sim
- Junior Lourenço (PL-MA) - Sim
- Loester Trutis (PL-MS) - Sim
- Wellington (PL-PB) - Sim
- Márcio Labre (PL-RJ) - Sim
- Edio Lopes (PL-RR) - Sim
- Bosco Costa (PL-SE) - Sim
Confira a lista completa de como votou cada deputado na PEC da Transição aqui.