NOVO GOVERNO

Futuro ministro-chefe da Casa Civil anuncia número de ministérios no governo Lula

Governo eleito em 30 de outubro toma posse no próximo dia primeiro de janeiro; Titulares das pastas devem ser anunciados na próxima semana

Rui Costa (PT-BA).Futuro ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula.Créditos: Reprodução/Ascom
Escrito en POLÍTICA el

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), anunciou na tarde deste sábado (17) em conversa com jornalistas, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contará com 37 ministérios. Também apontou que a decisão não implicará a criação de novos cargos. Segundo seu depoimento, a previsão é de que já em 1° de janeiro uma Medida Provisória seja publicada para a viabilização dos cargos de ministros.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

“Uma das determinações do presidente Lula foi a de que não houvesse a ampliação de cargos independente da quantidade de ministérios. É importante deixar claro que não haverá criação de novos cargos”, declarou Rui Costa. O anuncio veio após reunião do futuro chefe da Casa Civil com o presidente Lula, a presidente nacionao do PT Gleisi Hoffmann e Aloízio Mercadante, que irá assumir o BNDES.

“Iremos ampliar dos 23 ministérios existentes para 37, mas utilizando o mesmo volume de cargos. Com isso, iremos melhorar a representatividade por meio dos ministérios, já que os diversos segmentos da sociedade querem se ver representados no governo, mas sem implicar no aumento do gasto público. O nosso foco também está no aperfeiçoamento da gestão pública,” explicou.

Rui Costa também afirma que a ideia é “garantir a transversalidade dos ministérios”, e para isso o novo governo deve alocar diferentes pastas em um mesmo espaço. A nova estrutura deve funcionar em articulação com a Secretaria Geral e a Casa Civil.

Entre as pastas extintas pelos últimos governos que voltarão a existir estão Pesca, Cidades, Transportes, Portos e Esporte. Além delas, serão criados os ministérios da Gestão e dos Povos Originários.

Os nomes dos 47 ministérios devem ser anunciados ao longo da próxima semana. Entre os já anunciados estão Fernando Haddad na Fazenda, José Múcio Monteiro na Defesa, Flávio Dino na Justiça, Mauro Vieira no Itamaraty e Margareth Menezes na Cultura, além do próprio Rui Costa na Casa Civil.

*Com informações da Carta Capital e Meio Norte.