O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), avalia a possibilidade de mudança do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a residência oficial da Granja do Torto antes da sua posse como Presidente da República, marcada para o dia 1º de janeiro. O motivo seria permitir a efetivação de um esquema de segurança melhor para o presidente eleito, que tem recebido diversas autoridades e personalidades políticas no hotel em que está hospedado, no setor hoteleiro Norte, em Brasília (DF), pois além de contar com uma estrutura mais reservada, a edificação fica a 12 km da região central de Brasília.
Férias antecipadas
A Granja do Torto é uma casa auxiliar da Presidência da República e é ocupada atualmente pelo Ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes. Entretanto, nesta semana um caminhão de mudanças que passou pelo Palácio da Alvorada, estacionou também na Granja do Torto. Guedes está para sair de férias, o que, a esta altura, significa um afastamento sem retorno ao governo, já que no dia 1º de janeiro o presidente eleito Lula toma posse e Fernando Haddad (PT) assume como novo titular da pasta. O atual Ministro da Economia deve desocupar a residência ainda nesta semana.
Te podría interesar
O governador da Bahia e futuro ministro, Rui Costa, afirmou que tem conversado com Ciro Nogueira, atual chefe da Casa Civil, sobre a possibilidade dessa mudança, inclusive porque o espaço tradicionalmente recebe o presidente eleito nos períodos de transição.
Casa presidencial
"Eu conversei com ele [Ciro Nogueira], pedindo que ele avaliasse um dos imóveis que pudesse ser disponibilizado. Talvez o mais simples, fácil e rápido seria onde está o ministro da Economia, porque é uma casa presidencial, a Granja do Torto. E de qualquer forma, ele já tá saindo, faltam 15 dias", declarou Costa, que deve visitar o local neste sábado (17), a fim de avaliar as condições e dependências da residência oficial. Mas a decisão final será do presidente Lula, garantiu o futuro ministro.