O economista André Lara Resende, que fez parte do grupo que elaborou o Plano Real e que já foi presidente do BNDES, aceitou o convite feito pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrará oficialmente o time da transição que já está em funcionamento, coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Guilherme Mello, outro importante economista e que é um quadro técnico do PT também foi chamado e anunciou que aceitou a missão.
Quem também recebeu o convite para fazer parte da transição do governo de extrema direita para a nova gestão de esquerda foi Pérsio Arida, outro peso-pesado do universo da Economia e que também era da equipe que implantou o Real, além de ter sido presidente do Banco Central. Até a tarde deste sábado, Arida ainda não tinha respondido ao grupo chefiado por Alckmin.
Pela lei, Lula pode nomear até 50 pessoas para os cargos de transição governamental. Após indicar seu vice para comandar essa montagem de gabinete, o presidente eleito, junto com a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, vem analisando perfis dos mais diversos estilos para dar início aos acertos que desembocarão no início de seu mandato em 1° de janeiro do próximo ano.