O grupo setorial de Justiça e Segurança Pública do Gabinete de Transição identificou um aumento de 53% nos valores dos repasses de verbas para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na reta final das eleições 2022. Ao longo do mês de novembro a PRF teria recebido R$ 6 milhões, sendo que em outubro o valor total foi de R$ 3,9 milhões.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
De acordo com o Gabinete de Transição, a maior parte das verbas de novembro foi recebida logo no início do mês e há a suspeita de que tenham servido para pagar as mais de 500 operações realizadas no dia do segundo turno das eleições, sobretudo em estados do Nordeste.
Na ocasião, a PRF descumpriu ordens do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em operações que buscavam resguardar o Código de Trânsito Brasileiro, segundo informou o diretor-geral da PRF Silvinei Vasques, atrasou a chegada de milhares de eleitores aos locais de votação.
Mas a PRF negou, para a Folha de S. Paulo, que as verbas tenham ligações com as operações realizadas durante eleições e disse o dinheiro serviu para financiar as operações desbloqueio de rodovias - ocupadas a partir da noite de 30 de outubro por eleitores de Jair Bolsonaro (PL) inconformados com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
*Com informações da Folha.