LULA ELEITO

STF diz que “Bolsonaro reconhece resultado”; Com medo, presidente vai à Corte

A pirraça do mandatário derrotado fez com que o Supremo anunciasse o reconhecimento da derrota, em vez dele mesmo fazer isso. Fora do Planalto em breve, ele tenta se aproximar do STF, temeroso com seu futuro

Créditos: CNN Brasil/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Numa atitude inédita e estranha, o Supremo Tribunal Federal (STF) disse em nota oficial que “Jair Bolsonaro reconheceu o resultado da eleição”, embora o futuro ex-presidente não tenha dito isso em seu pronunciamento na tarde desta terça-feira (1°).

“O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do Presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”, escreveu o perfil oficial da Corte, num malabarismo confuso para tentar assumir uma posição que seria do mandatário de extrema direita, embora ela não tenha ocorrido de fato.

Após o anúncio do STF de que Bolsonaro “reconheceu a derrota”, o ainda presidente atravessou a Praça dos Três Poderes e foi à sede do Supremo, num movimento visto por muitos analistas políticos como uma tentativa de aproximação dos ministros do tribunal mais alto do Judiciário nacional, a quem atacou ferozmente durante seu mandato.

A intenção de Bolsonaro seria dar início à costura de acordos com o STF já pensando no futuro, uma vez que o próprio líder radical já afirmou publicamente que tem receio de ir parar na cadeia por conta de suas ações tresloucadas e ilegais no curso do mandato. Segundo a jornalista Ana Flor, da GloboNews, ministros do Supremo teriam confirmado que Bolsonaro disse o termo "acabou" em relação à disputa eleitoral, "aceitando" os rumos ditados pelas urnas.