Pesquisa presidencial do Ipec (antigo Ibope) divulgada nesta quarta-feira (5), a primeira do segundo turno, projeta uma vitória de Lula (PT) com 51% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, aparece 8 pontos percentuais atrás do petista, com 43% das intenções de voto. 4% dos eleitores disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto 2% não sabem ou não responderam.
Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula atinge 54,2% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro. O arredondamento feito pelo instituto, levando em conta os números decimais dos votos totais, no entanto, colocam o petista com 55% dos votos válidos e Bolsonaro com 45% - uma diferença de 10 pontos.
No primeiro turno, segundo apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula obteve 48,4% dos votos e Bolsonaro 43,2%. A segunda volta do pleito está marcada para 30 de outubro.
Na última pesquisa Ipec simulando eventual segundo turno, divulgada às vésperas da votação do último domingo (3), Lula aparecia 52% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro.
O Ipec ouviu 2.000 pessoas em 129 municípios brasileiros entre os dias 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.