ELEIÇÕES 2022

‘Votei Ciro’: Declarações de votos de ciristas em Lula se espalham no Twitter

Fora das eleições após obter 3% dos votos válidos, Ciro Gomes (PDT) estuda apoio a candidatura petista e já vê eleitores declarando voto “pela democracia”

Ciro Gomes (PDT) foi o quarto colocado no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 com 3% dos votos válidos.Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Os votos do primeiro turno das eleições mal terminam de ser apurados e eleitores do quarto colocado no pleito, Ciro Gomes (PDT), já declaram sua preferência  nas redes sociais por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, receosos de um possível segundo mandato de Jair Bolsonaro (PL) que possa afetar a democracia brasileira. No Twitter, é só buscar por 'Votei Ciro' para ver as publicações.

“Votei Ciro no primeiro turno e agora vou de Lula. O bolsonarismo precisa ser extinto para podermos ter uma democracia”, diz um internauta. Outro internauta coloca que é cirista por ter divergências tanto com Lula como com Bolsonaro, mas que no caso desse segundo turno, “é nítido que um deles não tem nenhum escrúpulo e respeito com a democracia e os fundamentos da República” e por isso votará em Lula.

Na reta final da campanha para o primeiro turno Ciro foi protagonista de muitas críticas e ataques ao ex-presidente Lula, fazendo com que muitos analistas tenham dito na imprensa que o pedetista buscava o voto da extrema direita bolsonarista. Ciro chegou a ser chamado, criticamente, de “linha auxiliar” de Bolsonaro por alas mais afins ao lulismo quando fez coro às acusações de corrupção encampadas pelo atual mandatário ao seu principal adversário. No entanto, Ciro e Lula agora estudam uma aliança para o segundo turno das eleições.

Votei em Ciro. Eu opto, e optarei sempre pela democracia. Meu voto no 2° turno será contra o fascismo! Portanto, votarei em Lula para derrotar o fascismo”, diz outro internauta.

Ciro Gomes terminou as eleições em quarto lugar com 3, 04%, atrás de Simone Tebet que teve 4,16%. O pedetista agora estuda um possível no segundo a Lula (PT) que teve 48,43% dos votos e disputará no próximo dia 30 de outubro contra Bolsonaro, que teve 43,2%.

Meu coração enche de esperança vendo as pessoas que votaram em Ciro posicionando -se a favor da democracia, liberdade, união e respeito pelo povo. É Lula presidente”, declarou uma internauta, entusiasmada com os novos apoios à candidatura do campo popular.