A última pesquisa Datafolha sobre a corrida ao Palácio do Planalto antes do segundo turno das eleições, divulgada neste sábado (29), mostrou que o ex-presidente Lula (PT) está à frente de Jair Bolsonaro (PL) e voltaria à chefia do Estado brasileiro, ainda que matematicamente os dois estejam empatados no limite máximo da margem de erro.
Os números mostram que o petista tem 52% da preferência do eleitorado, contra 48% do adversário de extrema direita, nos votos válidos. Esses dados mostram uma queda de um ponto para Lula e o crescimento de um ponto para Jair Bolsonaro em relação ao último levantamento, publicado na quinta (27).
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar.
Já nos votos totais, Lula ficou com os mesmos 49% que tinha há dois dias, enquanto Bolsonaro subiu um ponto, chegando a 45% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somaram 4%, ao passo que os eleitores que não souberam responder foram 2% do total. O instituto informa que a somatória dos percentuais pode ultrapassar 100% por conta dos arredondamentos realizados no fechamento da pesquisa.
O Datafolha ouviu 8.308 pessoas em 253 cidades de todas as regiões e estados do Brasil, entre sexta (28) e este sábado (29). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.