ESPOSA "02" DE BOLSONARO

Investigada por "rachadinhas", Cristina Bolsonaro abandona campanha e viaja para Noruega

No primeiro turno, a esposa "02" de Bolsonaro despertou a ira da primeira-dama, Michelle, que atacou os "alpinistas que estão tentando subir na vida, usando o nosso sobrenome". Ela tem mansão na Noruega.

Ana Cristina Valle, ou Cristina Bolsonaro, com amigas.Créditos: Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Investigada como uma das criadoras do esquema de corrupção conhecido como rachadinha, que teria começado quando ela foi chefe do gabinete de Carlos Bolsonaro (PL-RJ) na Câmara do Rio, Ana Cristina Valle, ou Cristina Bolsonaro como ela adotou na campanha mal sucedida à deputada distrital, abandonou a campanha do ex-marido, Jair Bolsonaro (PL), após a derrota nas urnas - ela obteve 1.485 votos - e não vota neste domingo (30).

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Segundo coluna de Juliana Dal Piva, no portal Uol, Cristina Bolsonaro viajou para a Noruega esta semana. A ex de Bolsonaro tem uma mansão avaliada em R$ 7 milhões em Halden, a 118 quilômetro da capital norueguesa, Oslo, que não foi declarada à Justiça Eleitoral e nem consta na declaração de imposto de renda.

Nas redes, Cristina Bolsonaro publicou um storie no Instagram nessa sexta-feira (28) com amigas, mas sem identificar onde está. No feed, a última publicação é de 1º de Setembro, ainda durante a campanha.

Briga com Michelle

Esposa "02" de Bolsonaro, mãe de Jair Renan, Ana Cristina despertou a ira da esposa "03", a primeira-dama Michelle Bolsonaro, ao anunciar que usaria o sobrenome do ex-marido na campanha.

"Em Brasília, o meu irmão é o nosso único candidato ao cargo de deputado distrital. Não existe apoio a nenhum outro candidato. Fica o alerta para 'os alpinistas' que estão tentando subir na vida, usando o nosso sobrenome", publicou Michelle nas redes em setembro, sem citar o nome da segunda esposa de Bolsonaro.

Jair Renan saiu em defesa da mãe em publicação nos stories de seu perfil no Instagram. 

"Minha mãe Cristina Bolsonaro teve uma história de vida com o atual Presidente Jair Messias Bolsonaro, onde foram casados por 16 anos, e sou fruto desta relação; onde houve parceria e muito amor. Portanto, não podemos negar o fato de que minha mãe teve sua contribuição com a chegada do meu pai à Presidência da República. Por esse motivo, minha mãe tem direito de usar o sobrenome do meu pai, não por vaidade, mas por fato e direito".

Mansão na Noruega

Cristina Bolsonaro se mudou para Halden, a 118 quilômetros da capital Oslo, na Noruega, depois de conhecer, onze anos atrás, o carpinteiro Jan Raymond Hansen.

A casa onde está registrada a Byggmester Hansen & Thovsen AS, marcenaria de Hansen, com 593 metros quadrados, vale cerca de 13 milhões de coroas norueguesas, mais de 7 milhões de reais. Metade pertence a Cristina.

O registro do imóvel junto à Autoridade Norueguesa de Mapeamento (Kartverket, em norueguês), no qual a mãe de Jair Renan, o filho 04 do presidente, aparece como dona do imóvel foi localizado pela revista Crusoé.

Cristina, no entanto, não declarou a propriedade ao Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, conforme atesta a declaração de bens que ela protocolou ao disputar, em 2018, uma vaga na Câmara dos Deputados.