De acordo com a última pesquisa Datafolha, publicada neste sábado (29) véspera do segundo turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu sua diferença para Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, e agora os candidatos apresentam empate técnico.
- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Bolsonaro ainda tem ligeira vantagem e obteve 51% dos votos válidos no Estado contra 49% de Lula. Na pesquisa anterior, divulgada na última quinta-feira (27), Bolsonaro obteve 53% dos votos no Estado contra 47% de Lula.
Em relação aos votos totais, Bolsonaro perdeu dois pontos na presente pesquisa em relação à anterior e marcou 47%. Já Lula ganhou dois pontos, e nesta véspera de eleição fez 45% dos votos paulistas. Brancos, nulos e indecisos somaram 8%.
No primeiro turno, a vantagem do atual presidente foi de quase 8 pontos percentuais. Na ocasião ele fez 47,71% dos votos válidos contra 40,89% de Lula, de acordo com apuração do Tribunal Superior Eleitoral.
O Estado de São Paulo tem cerca de 34,7 milhões de eleitores, número que representa 22,16% do eleitorado brasileiro. Caso o resultado da pesquisa se confirme, Bolsonaro terminaria com 700 mil votos de vantagem em São Paulo.
A pesquisa entrevistou 3134 eleitores no Estado de São Paulo entre sexta (28) e sábado (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
*Com informações da Folha.