ELEIÇÕES 2022

Debate da Globo: Bonner dá invertida em Bolsonaro no final do primeiro bloco

Ex-presidente Lula também perdeu a paciência com mentiras e ofensas do candidato da extrema-direita

William Bonner durante invertida a Bolsonaro.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en POLÍTICA el

O primeiro bloco do debate da Globo, transmitido na noite desta sexta-feira (28) ficou marcado pela não resposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o aumento do salário mínimo e por provocações e ofensas infundadas tanto ao ex-presidente Lula (PT) como ao apresentador William Bonner. Bolsonaro chegou a dizer que Bonner “absolveu Lula” e que estaria escalado para compor o time de Ministros em caso de vitória petista.

- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

“Como foi citado pelo candidato Bolsonaro na dinâmica do primeiro bloco, me permito fazer um esclarecimento muito breve. Eu de fato disse no Jornal Nacional que o candidato Lula não deve nada à Justiça. Mas como jornalista, eu não digo coisas da minha cabeça. Eu disse isso baseado em decisões fundamentadas do Supremo Tribunal Federal. Eu gostaria só de fazer esse esclarecimento, lembrando que algumas dessas decisões são bem recentes”, disse Bonner ao final do primeiro bloco.

Na volta para o segundo bloco, o apresentador ainda negou um direito de resposta de Bolsonaro. “O nome do candidato sequer foi mencionado”, disse. O ex-presidente Lula também se irritou com a postura do atual presidente e disse que não mais responderia as mentiras bolsonaristas.

“Pai, perdoai os ignorantes, eles não sabem o que fazem. Porque se ele tivesse um mínimo de conhecimento sobre política externa, se tivesse lido jornais, perceberia o significado de exportar engenharia. O Brasil investiu 10 e recebeu 12 bilhões. Ele poderia saber o valor, ou alguém da assessoria poderia ler pra ele, para que não falasse tanta sandice. Isso aqui é um debate em que falamos para milhões de pessoas, pelo amor de Deus, diga coisa com coisa. Está difícil, o cidadão está muito desequilibrado hoje,” afirmou Lula.