ELEIÇÕES 2022

“Você não conhece São Paulo”, diz Haddad para Tarcísio no debate na Globo

“Falar de habitação é uma covardia, vocês acabaram com o Minha Casa Minha Vida. Então, já que está preocupado com habitação, o senhor vai votar no Lula, certo?”, questionou o petista

Fernando Hadda (PT) durante debate da Globo em 27 de outubro de 2022.Créditos: Reprodução / TV Globo
Escrito en POLÍTICA el

Na abertura do segundo bloco do debate da TV Globo com os candidatos ao governo de São Paulo, transmitido na noite desta quinta-feira (27), Tarcísio de Freitas (Republicanos) perguntou a Fernando Haddad (PT) sobre questões de moradia e a condição da população em situação de rua do Estado.

- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

“Hoje temos estimadas 40 mil pessoas em situação de rua e com perfis muito diferentes do que havia anos atrás. Procurei o cardeal Dom Odilo Scherer e o Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, para debater a questão e chegamos a conclusão que iremos oferecer todas as possibilidade possíveis para ajudar essa população. Existem famílias que vão receber auxílio aluguel, outras receberão a renda básica, existem diversos perfis. Homens solteiros, egressos ou não, que não precisem de tratamento para vício em drogas, terão trabalho. Quem precisar ser internado, terá atendimento médico. Muitos não precisam de internação, mas apenas tratamento, teto e trabalho para recuperarem sua dignidade. É um conjunto de medidas e vamos fazer com os prefeitos”, explicou Haddad.

Tarcísio relembrou na réplica uma morte de morador de rua por frio em São Paulo, ocorrida em 2015, e provocou o petista em relação a questão habitacional afirmando que em sua gestão da prefeitura aumentou a população em situação de rua sem que aumentassem os serviços de acolhida. Tarcísio ainda questionou o ex-prefeito sobre a questão da regularização fundiária.

Você falar de habitação é uma covardia, vocês acabaram com o Minha Casa Minha Vida. Então, já está preocupado com habitação, o senhor vai vai votar no Lula, certo? Porque para construir casas só voltando o programa. Você não fica envergonhado? Você não conhece São Paulo, chegou aqui há seis meses e acha que sabe quem fez mais regularização fundiária? Eu regularizei 200 mil imóveis na capital, e os que te apoiam? Quantas o Kassab regularizou? E o Ricardo Nunes, atual prefeito?”, questionou Haddad.

Finalizando o tempo de debate da questão, Tarcísio tentou sair por cima falando sobre o asfaltamento de um trecho de 18 quilômetros de uma rodovia estadual. Haddad riu e rebateu: “Conhece a Avenida Sapopemba? Sabe quantos quilômetros ela tem? 40 quilômetros. Você asfaltou 18 quilômetros de estrada e acha que entende do assunto, acha que conhece São Paulo”.