Com colaboração de Ivan Longo
A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), fez uma breve avaliação da campanha de Lula (PT) e afirmou que o ex-presidente ser a esperança do povo brasileiro já é uma vitória. Mesmo assim, ela espera o triunfo no primeiro turno.
Ela se juntou a outros políticos e personalidades que chegaram ao Novotel Jaraguá, no Centro de São Paulo, para acompanhar a apuração. Lula fará um pronunciamento após a divulgação do resultado.
“Estamos muito tranquilos, pois fizemos tudo que podíamos fazer: uma bela campanha, em cima de propostas, em defesa da democracia. Ampliamos o que nós pudemos para defender o processo democrático brasileiro, os direitos do povo. Fizemos isso com alegria, com amor. Agora, depende da vontade popular", declarou Gleisi.
“Estamos confiantes. Nós queremos ganhar no primeiro turno. Mas se isso não for possível, vamos enfrentar o segundo turno. O importante é que já vencemos. O Lula estar hoje como candidato que arrebanha a maioria do povo brasileiro, chegar em primeiro lugar, ser a esperança desse povo, já é uma vitória muito grande”, acrescentou.
O deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP), coordenador da campanha de Fernando Haddad (PT) ao governo paulista, também falou sobre sua expectativa, ao chegar ao hotel.
“As informações iniciais é de que a abstenção não é tão alta assim e nós mantemos muito grande a expectativa de que o ex-presidente Lula vença no primeiro turno. Mas, se por acaso for para o segundo estamos preparados”.
O deputado federal Reginaldo Lopes (MG), líder do PT na Câmara, disse: “A esperança da população que é o presidente Lula vai valorizar o salário mínimo para que as pessoas tenham um ganho real, para melhorar as pequenas economias e retomar o crescimento econômico”.
O também deputado Rui Falcão (PT-SP), afirmou: “Chegamos muito bem, fizemos todo o possível para pacificar o país. As pessoas preferem que resolva hoje para acabar com esse clima de ódio e provocação, estimulado pelo inominável”.
“Constrangimento democrático”
A cantora Daniela Mercury também está no local onde Lula vai acompanhar a apuração. Ela fez duras críticas a Jair Bolsonaro (PL): “Há agora um sentimento de esperança de que a gente vai sair desse caos que nós entramos, nessa guerra cultural, esse constrangimento democrático que nós temos passado”.