Pesquisa Ipec (antigo Ibope) sobre a eleição do governo de São Paulo, a primeira do segundo turno, mostra disputa apertada entre o candidato bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).
Segundo o estudo, Tarcísio, que terminou o primeiro turno na liderança, com 42,32% dos votos válidos, tem 46% das intenções de voto. Já Haddad, que obteve 35,70% dos votos válidos na primeira volta, aparece com 41% - ou seja, apenas 5 pontos percentuais separam os dois candidatos. Votos em branco e nulos representam 9%, enquanto 4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, o candidato bolsonarista atinge 53%, enquanto o petista obtém 47% das intenções de voto.
O Ipec realizou 2 mil entrevistas em 84 municípios de São Paulo entre os dias 9 e 11 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, a diferença entre Tarcísio e Haddad é ainda menor: 4 pontos percentuais.
O bolsonarista soma 34% das intenções de votos espontâneos, enquanto o petista aparece com 30%. Votos em branco e nulos representam 11% e outros 23% não sabem em quem vão votar.