ELEIÇÕES 2022

Depois do bom desempenho de Haddad na Band, Tarcísio foge de debate no Roda Viva

Bolsonarista desrespeitou cláusula assinada por sua campanha se comprometendo, junto à TV Cultura, a participar da edição especial do programa

Tarcísio (à direita) desiste de debate com Haddad no Roda Viva.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A TV Cultura informou, nesta terça-feira (11), que o candidato bolsonarista ao governo do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), desistiu de participar da edição especial do programa Roda Viva que seria realizada com seu adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT), na próxima segunda-feira (17). 

Segundo a emissora paulista, Tarcísio, assim como os demais candidatos, tinha se comprometido a participar do programa caso fosse para o segundo turno, inclusive com cláusula assinada por sua campanha. 

"A participação no Roda Viva do dia 17 de outubro, com os dois candidatos eleitos para o segundo turno, foi acordada com os cinco concorrentes ao Governo de São Paulo que estiveram no debate em pool promovido pela TV Cultura, Folha de S. Paulo e UOL, no primeiro turno, no dia 13 de setembro", diz comunicado da emissora. 

"A aceitação da participação no Roda Viva foi incluída entre as cláusulas do debate no primeiro turno, que foram acordadas e assinadas pelas campanhas dos cinco candidatos. Ao final do debate, inclusive, o mediador Leão Serva anunciou o Roda Viva com a participação dos dois candidatos que estivessem no segundo turno das eleições", prossegue a TV Cultura. 

A produção da emissora ainda tenta convencer Tarcísio de participar do programa. "A TV Cultura entende que essa decisão limita a possibilidade do eleitor paulista conhecer as propostas e programas de governo dos candidatos", lamenta. 

A desistência de Tarcísio vem um dia após o debate da Band, o primeiro entre os candidatos ao governo paulista no segundo turno, nesta segunda-feira (10). Na ocasião, Haddad apresentou um bom desempenho, que já vem sendo considerado o melhor do petista em debates, e conseguiu, inclusive, arrancar do bolsonarista uma confissão de que Jair Bolsonaro (PL) cortou recursos do Farmácia Popular e das merendas escolares em prol do orçamento secreto

Confira a íntegra do comunicado da TV Cultura

"CAMPANHA DE TARCÍSIO DE FREITAS INFORMA À TV CULTURA QUE NÃO QUER PARTICIPAR DO RODA VIVA ESPECIAL COM OS DOIS CANDIDATOS AO SEGUNDO TURNO EM SÃO PAULO

A campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos) procurou a TV Cultura para comunicar a decisão de não participar de outros eventos jornalísticos no segundo turno das eleições 2022 além dos debates na Band, ontem (10/10), e na Rede Globo, no próximo dia 27/10.

Assim, o candidato não participaria do Roda Viva Especial com os dois candidatos ao segundo turno da eleição para o Governo do Estado de São Paulo, na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro. A campanha do candidato afirma que a mesma decisão foi adotada em relação a eventos previstos por outros veículos de comunicação.

A equipe de Tarcísio ainda recusou a proposta feita pela TV Cultura de realização do Roda Viva Especial em pool com os veículos de cujos eventos o candidato também decidiu não participar.

A participação no Roda Viva do dia 17 de outubro, com os dois candidatos eleitos para o segundo turno, foi acordada com os cinco concorrentes ao Governo de São Paulo que estiveram no debate em pool promovido pela TV Cultura, Folha de S. Paulo e UOL, no primeiro turno, no dia 13 de setembro.

A aceitação da participação no Roda Viva foi incluída entre as cláusulas do debate no primeiro turno, que foram acordadas e assinadas pelas campanhas dos cinco candidatos. Ao final do debate, inclusive, o mediador Leão Serva anunciou o Roda Viva com a participação dos dois candidatos que estivessem no segundo turno das eleições.

Desde aquela oportunidade, foram realizadas reuniões para organização do Roda Viva Especial e as campanhas assinaram o documento com as regras do encontro, que prevê quatro blocos em revezamento entre os candidatos, além de mais um bloco com considerações finais.

A TV Cultura entende que essa decisão limita a possibilidade do eleitor paulista conhecer as propostas e programas de governo dos candidatos. Por isso, enviou correspondência ao candidato Tarcísio de Freitas para que reconsidere a decisão de sua assessoria e participe do Roda Viva Especial na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro"