ELEIÇÕES 2022

José Padilha vai processar Bolsonaro por uso de Tropa de Elite em campanha eleitoral

"Bolsonaro, eu vou correr atrás. Isso aí não vai ficar de graça, não", disse o cineasta, que declarou recentemente que foi um "idiota" ao acreditar em Moro e declarou voto em Lula.

Cena do filme Tropa de Elite.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O cineasta José Padilha anunciou que deve abrir processo contra Jair Bolsonaro (PL) por uso indevido de um trecho do filme Tropa de Elite 2, dirigido por ele, em vídeo da campanha eleitoral.

"Eu quero que conste que a campanha política do Bolsonaro utilizou um trecho do filme 'Tropa de Elite 2', escrito por mim e por Bráulio Mantovani, narrado por Wagner Moura. Quero que conste que é um uso indevido, não autorizado, de um candidato desesperado, capaz de fazer qualquer coisa", diz Padilha em vídeo enviado à Folha de S.Paulo.

"Bolsonaro, eu vou correr atrás. Isso aí não vai ficar de graça, não", emenda o cineasta.

Em vídeo publicado no Instagram, Bolsonaro usa imagens de Lula no encontro com ex-presidenciáveis e coloca um áudio do "Capitão Nascimento", personagem de Wagner Moura. "Bolsonaro, eu vou correr atrás. Isso aí não vai ficar de graça, não", diz o áudio.

Idiota

Em maio, Padiha, que também é autor da série “O Mecanismo”, sobre a operação Lava Jato, afirmou em entrevista à Veja, que foi um idiota em ter acreditado no ex-juiz Sérgio Moro.

Padilha disse ainda que em uma eventual disputa de segundo turno com Bolsonaro, vota em Lula.

“O Moro é a maior decepção que já tive na Justiça e na política brasileira. Ele virou ministro do Bolsonaro após uma eleição na qual ajudou a eliminar o Lula. E no minuto em que você faz isso e vira ministro do cara que foi eleito, demonstra claramente qual o seu caráter”, disse.

O cineasta disse que “com Bolsonaro e Lula no segundo turno, eu voto no Lula”. E ainda acrescentou: “voto nele sem pestanejar. Pois não adianta viver no mundo ideal, abstrato, descolado do que ocorre. A escolha está dada para o brasileiro”.